Carregando! Por favor aguarde...
A Secretaria Especial da Defesa Civil de Canoas realizou mais 1,5 mil atendimentos ao longo de 2017. Atuando em diversas frentes para atender os mais necessitados, o órgão promoveu ações durante todo o ano sob o slogan "Ajudar não tem hora". À disposição dos cidadãos 24 horas, o órgão atua não só em casos de emergência, mas também realiza ações sociais expressivas junto da comunidade.
Diferente de outras cidades, Canoas é a única cidade que possui campanha permanente de doações. Em geral, os municípios realizam Campanhas do Agasalho que variam entre os meses de maio e agosto, já aqui, o chamamento público à solidariedade vai de janeiro a janeiro. Assim, o Poder Público reforça os elos com as comunidades carentes e contribui para o desenvolvimento social. E os números deste ano traduzem a força da atuação do órgão.
Ao longo de 2017, a Defesa Civil arrecadou mais de 57 mil peças de roupa, três toneladas de alimentos, 120 colchões, 165 aparelhos domésticos, entre outros. Todas as doações foram repassadas àqueles que precisam, seja por carência ou em casos de emergência, como incêndios e enchentes. Durante os meses de inverno, o órgão transferiu, uma vez por semana, toda a sua estrutura para os bairros mais pobres da cidade. Possibilitando aos cidadãos acesso facilitado às roupas, agasalhos, cobertores e colchões, no período de maior intensidade do frio.
A escolas de rede municipal também receberam atenção especial da secretaria. O projeto "Defesa Civil na Escola" visitou 38 instituições de ensino ao longo do período letivo para realizar simulações de sinistros. Nestas ocasiões, os alunos e professores foram treinados para evacuação imediata de locais de risco e evitar o pânico. As ações de prevenção também se estenderam a empresas. Todos os meses, representantes da Defesa Civil se reuniram com brigadas de incêndio para realizar treinamentos de atendimento imediato em caso de emergência.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234