Carregando! Por favor aguarde...
O sorteio público que vai definir a ordem de classificação para as vagas na Educação Infantil terminou nessa quinta-feira (14). Durante três dias, mais de 13 mil pessoas acompanharam o processo classificatório pela internet ou presencialmente no auditório Sady Schiwitz, na sede da Prefeitura de Canoas. Definida a relação dos menores sorteados, a Secretaria da Educação da Canoas (SME), agora, irá classificar aqueles que serão contemplados com as vagas na Educação Infantil para 2018. A partir do dia 9 de janeiro, os responsáveis pelos alunos sorteados serão comunicados, via telegrama, das instruções para a realização da matrícula.
Ao todo, 7.387 crianças participaram do processo seletivo. Neste ano, a SME agregou maior transparência ao processo. O sorteio que definiu a ordem de seleção dos contemplados com as vagas em creches e pré-escola foi transmitido ao vivo e ininterruptamente pelo site da prefeitura. Além disso, os pais que quiseram acompanhar presencialmente vieram até a sede do Executivo municipal e, a cada nova turma classificada, um responsável, presente no auditório, realizou a abertura dos envelopes que continham a identificação dos inscritos.
Uma das pessoas que veio conferir de perto a classificação foi a Jussara Rodrigues. Moradora do quadrante Sudeste, ela inscreveu o filho adotivo, de 5 anos, no Jardim II e, no sorteio, conseguiu uma boa classificação. Emocionada, ela comemorou o lugar conquistado e já faz planos para 2018. "No ano passado, não conseguimos, agora, se der tudo certo, ele vai ter uma vaga. Meu filho tem muita vontade de ir para escola e eu preciso trabalhar. Espero que no ano que vem a gente realize nossas vontades", disse.
A secretária-adjunta de Educação, Neka Escobar, avalia como positivo o processo. "O trabalho transcorreu dentro do cronograma, os pais que tinham dúvidas nos procuraram e foram atendidos. Além disso, toda a classificação foi feita de forma transparente e teve um excelente acompanhamento da população".
Valorização da Educação
O fortalecimento do sistema educacional foi uma das principais preocupações do novo governo. Ao longo de 2017, foram investidos cerca de R$ 7 milhões em obras e manutenção em mais de 50 escolas da cidade. Dentre as melhorias realizadas, está a reutilização de salas ociosas em cinco EMEIs, que propiciou o aumento de 480 vagas em pré-escola. Com isso, o déficit nas turmas de Jardim I e II foi zerado em três quadrantes da cidade. Além disso, a estimativa do município é criar, somente na rede própria, mais de 4 mil vagas até 2020, o que significa uma ampliação de, no mínimo, 76% na rede.
A administração trabalha para buscar verbas para a construção de novas escolas de educação infantil. Quatro obras que estavam paralisadas serão retomadas ainda este ano. A construção das EMEIs Vila Cerne, Itamar de Matos, Central Park e Mato Grande já foi aprovada pelo Fundo Nacional da Educação e os trabalhos nos canteiros das obras serão retomados.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234