Carregando! Por favor aguarde...
O lançamento da primeira escultura do III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia será nesta terça-feira, 28, no município de Alvorada, às 11h. Na solenidade, entre as autoridades presentes vão estar os prefeitos de Canoas Jairo Jorge, de Alvorada, Sergio Maciel Bertoldi, e a ex-prefeita de Alvorada e deputada Estadual, Stela Farias.
Alvorada será o primeiro local que receberá a escultura, por ser a cidade que realizou a primeiro encontro da rede FALP. Em 2003, prefeitos da região metropolitana estiveram reunidos e articularam a rede no marco do Fórum Social Mundial e do Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e a Democracia Participativa. Pela primeira vez autoridades locais de periferia tiveram a iniciativa de se aliar pela busca de soluções para problemas sociais comuns.
Fórum em Canoas
O III FALP acontece nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Unilasalle, em Canoas. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, em parceria com a Prefeitura de Nanterre, França, e a Rede FALP. Com o tema proposto desta edição é "Direitos e democracia para metrópoles solidárias e sustentáveis". Os debates seguirão seis eixos de trabalho: Identidades e Multipolaridade; Governança e Participação; Globalização e Metropolização Sustentabilidade e Água; Bem comum e Bem viver; Igualdade e Políticas de Gênero.
Além das mesas temáticas e das conferências, acontecerá um festival cultural, com diversas expressões artísticas que interpretam a realidade das periferias mundiais. O festival vai contemplar a dança, o teatro, a música e a fotografia. Confira toda a programação do evento no site www.falp2013.com.br.
O fórum pretende reunir representantes dos governos locais, pesquisadores, movimentos sociais e da sociedade civil de todo o mundo. Prefeitos e ex-prefeitos do Brasil, França, Portugal, Itália, Inglaterra, Senegal, Mali, Palestina, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia já confirmaram presença no evento.
Símbolo da terceira edição
A logomarca da terceira edição do Fórum foi inspirada na mão como elemento que integra o universo simbólico da participação e governança. Ao mesmo tempo, esta mão gesticula uma representação de um abraço, que por sua vez denota integração, pertencimento e solidário. E o resultado desta ação chega-se a figura humana, identidade do povo, das cidades. A seleção de cores é união da cores do Brasil (verde, amarelo, azul) com as do FALP.
Esculturas
Ao todo 50 peças serão instaladas em Canoas, cidade sede do evento, nos municípios que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre e em universidades.
As esculturas foram confeccionadas em fibra de vidro, tendo medidas aproximadas de 1,80m de altura. O trabalho artesanal foi confeccionado pelos artistas plásticos Elias Chidia e Gerson Presa, com apoio de outros colaboradores.
Nove esculturas serão pintadas com as cores do evento e as demais serão decoradas e customizadas por artistas do segmento das artes visuais, selecionados através de edital publicado no dia 22 de abril. O trabalho é supervisionado pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Projetos Especiais e Inovação.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234