Carregando! Por favor aguarde...
O prefeito Jairo Jorge apresentou nesta terça-feira, 25, em reunião almoço do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec- Fiergs), na Cics, as ações de desenvolvimento e iniciativas de inovação implantadas em Canoas. O prefeito falou sobre as tecnologias para a Segurança Pública enfatizando o aparelhamento e a necessidade de uma inteligência abrangente e de pronta resposta no combate ao roubo de veículos e na violência. “De forma construtiva a segurança pública cidadã assume nova postura, onde o município é protagonista das ações integradas”, afirmou Jairo Jorge. A inovação, a inteligência com tecnologia, a integração das polícias e, inclusão e coesão, foram os fundamentos destacados pelo prefeito para estabelecer a segurança na cidade. Ele fez um panorama dos dados de violência e homicídios, a partir do Observatório de Segurança em Canoas e apontou os resultados alcançados focando as políticas públicas e as parcerias do município com universidades. “Precisamos de respostas eficazes e ouvindo as pessoas poderemos resgatar a autoestima de comunidades em vulnerabilidade socioeconômica”, disse.
Um parque para cada tipo de empresa
Sete parques de inovação com foco no desenvolvimento sustentável e tecnologia ambiental farão parte do Parque Canoas de Inovação (PCI). O Parque Tecnológico, Parque Social e Comunitário, Parque do Conhecimento, Parque Natural, Parque de Serviços, Parque Público e Parque Científico. O PCI foi apresentado aos empresários e membros do Citec, pela secretária Extraordinária Canoas Empreendimentos, Ângela Baldino. Ela frisou a importância do projeto, da atração dos investimentos, sendo o terceiro no país em tamanho num espaço de inovação que alia empresas, talentos, a partir de uma incubadora de empreendedores denominada, -Eu tenho uma ideia-, onde 35% do investimento terão aporte do Estado. “É, sobretudo um provedor de espaços diferenciados estimulando soluções inovadoras", afirmou Ângela. Conforme ela, a fase do marco zero até o um, deve ser construída até o final de 2016 e a governança será do Instituto Canoas Inovação. Os projetos, segundo a secretária, estão prontos e aguardando o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
Presentes à reunião almoço do Citec, o coordenador deste Conselho, Ricardo Felizzola, Secretário Estadual de Ciência, Inovação Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Instituto Canoas de Inovação, Simone Leite.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234