Carregando! Por favor aguarde...
A casa-escola da Qualilar - Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos de Canoas - foi inaugurada no final da manhã desta segunda-feira, 9. O espaço será utilizado para aulas da capacitação, em que teoria e prática serão vivenciadas no local real de trabalho. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação (SMPEI), através da Diretoria de Economia Criativa e pelo Movimento Ação por Canoas- MACA e conta também com a parceria do SENAC-Canoas.
"Esta é a luta e conquista dos direitos e da emancipação destes trabalhadores." Assim o prefeito Jairo Jorge definiu a criação da Qualilar e de outros projetos da administração municipal, como a Cidade da Solda e Frentes Emergenciais de Trabalho, que buscam a formação e o desenvolvimento social da população.
A secretária da SMPEI e idealizadora desta iniciativa, Thais Pena, agradeceu a todos os envolvidos, afirmando que a viabilização e sucesso só foram possíveis através das pessoas que acreditaram no projeto. Thais explicou que a reforma da casa, os equipamentos e móveis foram adquiridos sem a utilização de dinheiro público, apenas com a ajuda de empresas e empresários colaboradores. Ela ainda destacou que o aprendizado facilitará a inserção destas mulheres no mercado de trabalho, "Mais que um trabalho social, este é investimento nestas pessoas: organizar, qualificar e mostrar que elas são capazes".
Foram três meses de trabalho, para que a reforma da casa, localizada na Rua Passo Fundo, Bairro Mathias Velho, ficasse pronta. O empreendimento possui auditório, vestiários, lavanderia, cozinha, rouparia, despensa, banheiro, sala de jantar, sala de estar, dormitório de casal, escritório. No local também foram construídas salas destinadas ao MACA (Movimento Ação por Canoas) .
Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita, Beth Colombo, o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico, o vereador Emílio Neto, parceiros do projeto e demais autoridades municipais.
Transformação
A entrega era aguardada com muita expectativa pelas alunas, que já estão cursando as primeiras aulas teóricas. As mulheres que vem na qualificação a oportunidade de transformação em suas vidas, estavam extasiadas com o novo local de aula. O curso estava sendo ministrado na Secretaria de Projetos Especiais e Inovação até a conclusão da obra.
Para Leila Ochoa, aluna do turno da tarde da Qualilar, esta é a chance de um futuro melhor. "Estou aprendendo muito: conhecendo meus direitos, deveres e me aperfeiçoando. Assim poderei corresponder ao que meus chefes esperam do meu trabalho."
Qualificação
A capacitação é divida em oito módulos: Mundo do Trabalho; Educação Ambiental e Cidadania; Relações Humanas e Ética; Segurança do Trabalho; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; e Processo de Trabalho (práticas do trabalho doméstico). As aulas são realizadas nas segundas, quartas e quintas-feiras. O método utilizado é do "aprender fazendo", em que o profissional aprende de forma vivencial as tarefas diárias de trabalho. As alunas inscritas recebem auxílio mensal de R$ 100,00, cesta básica, passagem e lanche.
Oportunidade
Interessadas em se inscrever no curso da Qualilar podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação (SMPEI), localizada à Avenida Boqueirão, 1.631, Bairro Igara. O público alvo são mulheres com mais de 18 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos e que sejam moradoras de Canoas e região. A previsão é de que no final de novembro se iniciem novas turmas. Mais informações pelo telefone: 3429 2510
A SMPEI possui um banco de vagas, para encaminhar as participantes do projeto ao mercado de trabalho.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234