Carregando! Por favor aguarde...
"Falhar em se preparar é se preparar para falhar". Com esta frase de um dos líderes da Revolução Americana, Benjamin Franklin, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, abriu o seminário de governo, nesta segunda-feira (7) - um novo instrumento de gestão da prefeitura. A reflexão foi para demonstrar que tudo tem um sentido e uma visão estratégica, inclusive na gestão pública.
Faltando três meses para o fim do ano, os 210 gestores do governo, presentes ao encontro, perceberam o quanto as metas semestrais são prioridade e devem ser conciliadas com as demandas cotidianas. Jairo pediu atenção para cinco diretrizes: Planejamento, comunicação, cumprimento das metas, foco nos resultados e o fazer mais com menos.
Análise Estratégica
A realização do encontro teve o apoio da agência Futuro. O consultor Gustavo Grisa ressaltou a importância do empreendedorismo no governo. "É o que diferencia hoje os governos conectados à realidade dos governos presos à uma estrutura ultrapassada", enfatizou. Grisa também avaliou a evolução das metas e fez uma analogia com o futebol. "Antes a decisão do campeonato era no final, hoje vale pontos desde a primeira partida. É assim que um governo moderno deve pensar e agir". Cada um dos secretários apresentou o andamento de suas ações.
Gestão e as manifestações de junho
O prefeito Jairo Jorge chamou atenção sobre a voz das ruas. "Os jovens saíram do faceebook e pediram melhorias. Temos obrigação de ouvi-los" pediu. O prefeito também lembrou que os movimentos recentes não foram um episódio isolado no Brasil. "Vêm da Coréia, Tunísia, Egito, Islândia, Inglaterra, Espanha, Chile e Turquia e devemos levar uma lição, melhorar o serviço público, afinal nossa gestão é focada no cidadão."
Presente para Canoas
Durante o período da tarde, para descontrair, foi proposta uma atividade divertida, porém de provocação intelectual. Os participantes foram divididos em grupos, por secretarias, e tiveram que, em um papel ofício, escrever o que querem dar de presente para Canoas até dezembro, acompanhado de um desenho que simbolizasse a palavra. O Resultado foi uma parede colorida com compromissos como realização, qualificação, desenvolvimento, mobilidade, solidariedade, respeito com os animais, entre outras.
Compromisso
No término do seminário todos os secretários assinaram um termo de compromisso com as metas assumidas, até o final de 2013.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234