Carregando! Por favor aguarde...
Os modelos de estruturação e gestão do Parque Canoas Inovação, considerando a cultura como um dos eixos estratégicos de desenvolvimento, dominaram os debates na 8ª Reunião do Núcleo de Inovação, realizada no início da tarde de hoje no Canoas Park Hotel.
O encontro também marcou a inauguração da Célula Economia da Inovação, terceira desse Núcleo.
A reunião contou com a participação do prefeito Jairo Jorge e a coordenação da secretária Thais Pena, titular da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, a qual está vinculado o Núcleo de Inovação.
Na abertura, o consultor da Agência Futuro, Gustavo Griza, apresentou um breve histórico dos encontros anteriores do Núcleo e seus encaminhamentos.
"Temos que encontrar um modelo viável e efetivo para atrair os empreendedores, considerando a nossa realidade e diferenciais. O sucesso da cidade é quando ela tem muitas possibilidades. A sua reinvenção passa por aí", observa o prefeito Jairo Jorge.
Cultura e Desenvolvimento
As relações entre cultura e desenvolvimento também foram debatidas pelos participantes, do Núcleo de Inovação, que atuam em diferentes campos profissionais.
O secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, apresentou os projetos locais na área de fomento a cultura local Microcrédito Cultural e Programa de Incentivo a Cultura. No segmento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso ponderou sobre a dimensão econômica do Parque Canoas Inovação para o desenvolvimento da cidade, como referência no Estado. A questão da gestão do Parque Canoas Inovação foi um dos temas debatidos na ocasião.
"Além de reforçar a consideração da cultura dentro do Parque Canoas Inovação, nós consideramos hoje a economia enquanto desenvolvimento. A gente tem uma série de projetos que apoia na área da cultura, por exemplo, sem se dar conta do que isso está representando financeiramente para cada grupo desses. O que isso está gerando de fato dentro de economia na cultura", explica a secretária Thais Pena.
Para o lançamento da Célula Economia da Inovação essa reunião teve como convidado especial o professor Dr. Junico Antunes. Ele observa que o município é estratégico na definição dos acontecimentos da vida econômica. "A inovação é, sem dúvida nenhuma, o tema central em todas as cadeias de produção. E uma política e estratégia industrial local clara, articulada com os governos estadual e federal, é estratégico para a cidade. Isso que vai garantir dimensionar essa economia totalmente para o futuro", explica Antunes, que também é engenheiro e diretor da empresa Produttare.
Experiências modelos
Durante as intervenções, foram citadas experiências nas áreas de inovação, que se destacaram por meio de projetos culturais, como Vitoria-Gasteiz (Espanha) e Stanford (EUA). Modelos de projetos para a inovação tecnológica também foram apresentados para análise de avanços e limitações, como o Tecnopuc e o Tecnosinos.
"É preciso reunir as pessoas certas e pensar conjuntamente como atrair empreendedores. Nesse sentido, com base em experiências já realizadas, precisamos avançar no que possamos pensar diferente", observa o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.
Presenças
Também participaram do encontro os seguintes integrantes do Núcleo: o jornalista e professor universitário, Daniel Bittencourt; o sócio-diretor da Escala Comunicação e Marketing e vice-presidente da Federasul, Alfredo Fedrizzi; o jornalista e professor universitário Gunter AXT, e o diretor da Agência de Gestão de Empreendimentos da PUC/RS, Leandro de Lemos.
O Núcleo de Inovação
Criado em janeiro do ano passado, o Núcleo de Invoação tem por objetivo garantir avanços na gestão, tornando-lhe mais voltada ao cidadão, com políticas públicas com características inovadoras e a introdução da gestão empreendedora. Saiba mais sobre o Núcleo aqui.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234