Carregando! Por favor aguarde...
Depois de percorrer 640 quilômetros desde o Chuí, no extremo Sul do Estado, até a Região Metropolitana, conduzida por 25 cavaleiros de Canoas, Nova Santa Rita, Esteio e Sapucaia do Sul, a chama crioula chegou ao Parque Eduardo Gomes, na noite de sábado (12), onde ocorre a 23ª Semana Farroupilha de Canoas. Cerca de 150 cavaleiros, representando Centros de Tradições Gaúchas, Departamentos de Tradições Gaúchas e piquetes, acompanharam o grupo que levou a chama até a cancha de rodeios do parque. Ela foi entregue ao prefeito Jairo Jorge, que acendeu o candeeiro crioulo, junto com o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Gilso Alves, após receber uma centelha das mãos de Antônio Leocádio. Antes disso, Pedro Júnior declamou a "Pajada Farroupilha". O hino rio-grandense foi interpretado por Matheus Dias.
A chama permanecerá até o dia 20 no parque, guardada por integrantes da AETC. Este ano, a chama foi acesa em 12 de julho, no Uruguai. De lá, foi deslocada até a Colônia do Sacramento e, posteriormente, até o Chuí. A decisão de acender a chama no país vizinho deve-se ao fato de os gaúchos terem uma forte ligação cultural com os uruguaios e argentinos. Apesar da noite fria, dezenas de pessoas de todas as idades receberam os cavaleiros com aplausos e registraram o momento em fotos e vídeos.
Também presentes ao ato a vice-prefeita Beth Colombo, acompanhada do esposo Francisco Biazus, e subprefeito da região Sudoeste José Carlos Claudino, o Canhoto.
Parque do Gaúcho
Na abertura oficial da 23ª Semana Farroupilha de Canoas, o prefeito lançou o projeto do Parque do Gaúcho, que terá uma estrutura permanente para eventos tradicionalistas, na atual área campeira do Eduardo Gomes. Segundo ele, a intenção é conclui-lo em 2016.
Ao saudar os cavaleiros e o público, Jairo disse que a chama crioula também representa a esperança de um futuro melhor para o Estado. Acrescentou que esta não é a primeira, nem será a última crise enfrentada pelos País. "Por isso os gaúchos precisam de união e encará-la como um desafio para superar os obstáculos, pois a divisão enfraquece", declarou. O prefeito reforçou que, na Revolução, os gaúchos semearam as sementes de liberdade, igualdade e fraternidade e a esperança de um Brasil melhor.
No evento, também se manifestaram o secretário adjunto da Cultura, Eduardo Paim; o presidente da AETC, Gilso Alves; o presidente da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Peixoto; o vice-presidente de Esportes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Martin Guterres Damasco, que estava acompanhado da esposa Carmem Gianini Damasco; o representante da Câmara, vereador Sidiclei Mancy.
Cavalgada das Mulheres
O vereador Sidiclei anunciou a aprovação, pela Câmara, do projeto que institui a Cavalgada das Mulheres de Canoas no Outubro Rosa, mês em que são realizadas ações de prevenção ao câncer de mama. Neste ano, será em 18 de outubro.
Programação
A programação da 23ª Semana Farroupilha de Canoas começou na sexta-feira (11), com o Concurso de Peões e Prendas e Mostra Folclórica e Artística. À noite, o baile foi com Os Bertussi. No sábado e domingo, prosseguiram as provas do 15º Festival Nacional da Cultura Gaúcha e do 12º Rodeio Internacional Cidade de Canoas.
A Semana valoriza as tradições gaúchas, assim como as práticas tradicionalistas com rodeios, shows, bailes, culinária, esportes, dança, música e literatura, até o dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234