Carregando! Por favor aguarde...
O Auditório do Centro de Assistência Social La Salle, no bairro Niterói, no Quadrante Sudeste, foi o palco, na noite desta quarta-feira (25), de mais uma rodada da 12ª edição das Plenárias de Serviços Públicos, organizadas pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
A comunidade local aproveitou, mais uma vez, para fazer suas solicitações e encaminhamentos para melhorias em infraestrutura e serviços da região. Mas a noite foi também de agradecimentos à administração pelo empenho na reconstrução dos estragos do temporal de outubro último. Um grupo de moradores estendeu uma faixa de agradecimento ao prefeito e ao subprefeito da região, Márcio Freitas.
A questão dos entulhos nas calçadas e ruas, muitas provenientes de quem teve suas residências afetadas pelo temporal de outubro, foi uma das questões abordadas na noite de ontem. A moradora Gloria Judite propôs alguma forma de incentivo para que as pessoas tirem, em condições, os lixos da frente de suas casas. O secretário de Serviços Urbanos, Flávio Pradié reafirmou que a administração vem trabalhando, ininterruptamente, desde o último dia 15 de outubro nas mais diversas frentes que envolvem diretamente os efeitos do temporal. “Até a última terça-feira, mais de 45 mil metros cúbicos de entulhos (equivalente a 4,6 mil caçambas) foram retirados, principalmente das ruas Rio Branco e do Niterói. De qualquer forma, estamos pedindo que a população ajude também, que se disponibilize a levar esse material até um Ecoponto. Nós estamos trabalhando com toda a força, inclusive com o apoio da Secretaria de Obras”, disse o secretário Pradié. O prefeito Jairo Jorge aproveitou para anunciar que, a partir de março, será implantado um sistema novo de coleta de entulho, com agendamento. “Fico muito feliz em participar porque sempre vejo a união desse governo, que apesar de cada um ter a sua visão, todos têm o mesmo pensamento e, a maioria das vezes, reflete o pensamento do povo. E só pela união que a gente vai vencer e ter um mundo melhor”, disse a moradora que sempre que pode, participa das Plenárias.
A moradora Iolanda Henrique de Jesus, conhecida da região por seu trabalho voluntário no cuidado de animais, trouxe uma proposta interessante para a Prefeitura: a criação de um cemitério público de animais. A ideia foi elogiada pelo prefeito Jairo Jorge, e o secretário especial do Bem-Estar Animal, Cristiano Moraes, falou do trabalho da unidade criada este ano, que já fez mais de sete mil castrações e que vem cuidando de animais de rua com toda a estrutura médica necessária. O secretário considerou extremamente adequada a colocação da moradora e que a Prefeitura considerará a sugestão. A Plenária abordou ainda a questão de um prédio do INSS que está abandonado na rua Santos Ferreira, pauta trazida pela moradora Neli Ziegler Sperb. Como resposta, uma boa notícia dada pelo prefeito e pelo secretário da Saúde, Marcelo Bósio: o prédio, após uma luta de mais de seis anos, poderá ser transformado em uma UBS. “Nós conseguimos com o que o INSS nos ceda o prédio, que será entregue provavelmente em dezembro, e lá, se assim a comunidade desejar, será construída uma grande Unidade Básica de Saúde”, disse o prefeito.
Participação
As Plenárias acontecem, semestralmente, com coordenação do prefeito Jairo Jorge e conta com a participação de todo o secretariado, que fica a postos para responder aos questionamentos da população, além de receber manifestações por escrito. Na rodada de ontem, 230 pessoas se inscreveram para participar e dez se manifestaram na Fila do Povo, e 122 demandas foram encaminhadas ao secretariado. Desde a primeira Plenária, 1804 pessoas já participaram, trazendo 898 propostas. Nas plenárias, estão sendo entregues o formulário Plano de Investimentos 2016-2020. Nele, o morador poderá se manifestar sobre o que considera importante para a sua região.
Próximas plenárias:
Dia 27, sexta-feira
Plenária Noroeste
Local: CSU Mathias Velho - Avenida Rio Grande do Sul, 1790 - bairro Mathias Velho, 19h.
Dia 1º/12, terça-feira
Plenária Sudoeste
Local: Local: Salão da Igreja Imaculada Conceição - Praça Cônego Lotário Steffens na Rua Ana Neri, 1309 – 19h
Veja mais:
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234