Carregando! Por favor aguarde...
Canoas ganhará um reforço no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus: a Prefeitura de Canoas e o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar) farão ação de orientação, conscientização e prevenção conjunta de combate ao mosquito no Município, no dia 13 de fevereiro. Serão 1600 profissionais, cerca de 400 agentes da Prefeitura, entre agentes de saúde, endemia e mobilização; 700 militares do V Comar; e 200 Policiais Militares.
Esta medida está integrada às ações do Dia D de combate à dengue e à chikungunya, anunciadas pelo Ministério da Saúde, em todo o País.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcelo Bósio, além de informar a população sobre a limpeza, cuidados de como evitar acúmulo de água, o acondicionamento adequado do lixo, a intenção é, também, controlar focos de proliferação, eliminando os criadouros do mosquito.
Na quinta-feira (4), a prefeita em exercício Beth Colombo, esteve na sede do V Comar de Canoas, para tratar sobre a ação no Município. Acompanhada dos secretários da Saúde, Marcelo Bósio; da Integração Institucional, Luis Possebon; reuniu-se com o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), Major Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas.
Até o dia do mutirão, reuniões preparatórias serão realizadas para a condução dos trabalhos. As 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão utilizadas como base para o desenvolvimento do trabalho neste dia. A prefeita Beth agradeceu o apoio do efetivo do V COMAR no combate ao Aedes Aegypti, e acredita que a ação trará resultados positivos para a cidade. “Vamos avançar muito, atingir mais locais, mais pessoas, levar a informações. Será um trabalho forte de prevenção em Canoas”, destacou Beth.
Todos os presentes destacaram que o envolvimento dos moradores será fundamental para que as equipes alcancem o objetivo de combate aos focos do mosquito, devendo permitir o acesso dos agentes aos imóveis e acatar as orientações prestadas por eles. Todos os agentes da Prefeitura estarão identificados com colete e crachá.
Estiveram presentes a Capitã Ana Cláudia da Silveira Mazzali, representando a 15ª Brigada Militar, o Chefe do Estado-Maior do V Comar, Coronel Aviador Omar, o Chefe da Sétima Seção do Estado-Maior e Coordenador de Logística da Ação, Coronel R1 Cerqueira, e o assessor de Relações Institucionais, Coronel Ref Uiarassú Litwinski.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234