Carregando! Por favor aguarde...
O skatismo profissional e amador teve um novo grande encontro neste fim de semana, durante a etapa final do Campeonato da Liga Gaúcha de Skate, realizada no Skate Park de Canoas, nas dependências do Parque Esportivo Eduardo Gomes, no Bairro Fátima. Pela primeira vez, o município de Canoas foi palco da final de circuito gaúcho de skate amador.
O evento teve início no sábado, e prosseguiu ao longo do domingo. No final da tarde, ocorreu a cerimônia de premiação, quando os classificados receberam troféus, medalhas, prêmios em materiais e em dinheiro. Ao todo, foram R$ 12 mil em premiações entregues aos contemplados.
Ocorreram etapas nas cidades de Bagé, Passo Fundo, Uruguaiana, Santa Cruz e Gravataí. A iniciativa contou com a parceria da Coordenadoria da Juventude.
Infraestrutura
Mais do que um ambiente de prática dessa modalidade, o local tem se tornado um ponto de encontro para comunidades skatistas da região metropolitana e do Estado. A coordenação do evento elogiou as condições para a competição.
"Canoas contribuiu para o skate gaúcho com uma excelente ferramenta, que possibilita, não só aos atletas de Canoas, mas de toda a Região e do todo o Estado do RS, poder evoluir na sua prática. Essa Liga Gaúcha acabou de fechar, com chave de ouro, em uma das melhores pistas do Estado do e do Brasil. A administração de Canoas está de parabéns", declarou Jacson Brilhante, da Liga Gaúcha de Street Skate.
O skatista João Lucas, o Xuxu, um dos campões dessa competição, na categoria Amador 1, também confirmou a qualidade do local. "É uma infraestrutura bem planejada. É bom para evoluir no skate, todo mundo consegue andar, se divertir e evoluir junto. A pista é da hora", avalia ele, que com apenas 15 anos, já tem uma experiência acumulada em várias competições pelo RS, e até nos Estados Unidos.
Os campeões
Feminino
Ariadne Souza (Gravataí)
Mirim
Gabriel Freitas (UruguIana)
Iniciante
Alan Saiman (Porto Alegre)
Amador 2
Eduardo Braz (Canoas)
Amador 1
João Lucas Alves (Cachoeirinha)
Ewerton
Dalosto (Taquara)
Alexandre Silva (Canoas)
Pista sonhada
Inaugurada em 7 de novembro de 2015, o Skate Park Canoas sempre foi um sonho dos praticantes do esporte na cidade. A pista, de alta performance, que é homologada pela Confederação Brasileira de Skate, tem 747m2 "skatável" e mais 300m2 de entorno, numa pista com piso resinado, o que dá mais resistência e durabilidade ao equipamento. O projeto do Skate Park Canoas ficou a cargo da Spot Skate, empresa especializada na prática do esporte e que tem, no currículo, pistas como as utilizadas nos X-Games e da Street League, realizadas nos Estados Unidos.
"O movimento dessa modalidade é muito forte na cidade. Mesmo que ainda não tenhamos associação, sediamos evento deste nível, já que contamos com setes pistas, além do Skate Plaza e do Skate Park Canoas, que é a única pista homologada pela Confederação Brasileira de Skate", repara o produtor cultural e Secretário Especial de Juventude de Canoas, DJ Cabeção.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234