Carregando! Por favor aguarde...
O prefeito Luiz Carlos Busato avaliou os 10 primeiros dias de Governo como um período de muitas realizações, mas destacou que ainda há muito o que ser feito pelos canoenses. Já nos primeiros dias foi criada a Sala de Gestão, para acompanhar e mapear todas as ações das secretarias.
"Solicitamos a cada um dos secretários que elegessem as três prioridades das suas pastas, para que possamos atuar fortemente nesses pontos já nos primeiros meses. A prioridade número um da secretaria de Obras, por exemplo, é combater os alagamentos na cidade", destaca o prefeito.
Desde a segunda-feira, 2, o primeiro dia da nova administração, várias medidas para combater os alagamentos já foram tomadas, como a contratação de serviços de três dragas para limpar as valas (antes havia apenas uma), escavadeiras hidráulicas para limpar as canalizações e caminhões para transportar os resíduos.
Trânsito e transporte
Após estragos do temporal, a Prefeitura trabalhou com agilidade na recuperação de acesso na Víctor Barreto. O Governo também buscou melhorar a segurança e conforto dos motoristas no trânsito, executando a operação tapa buracos. Nos primeiros dias, foram utilizadas aproximadamente 10 toneladas de asfalto.
Ainda na área do trânsito, a prefeitura atendeu uma antiga reivindicação dos condutores e mudou a preferência na rotatória da Açucena com Sezefredo.
Cidade mais limpa
A prefeitura montou um força-tarefa para deixar a cidade mais limpa. Até esta quinta-feira, 12, dez ruas receberam ações de limpeza, em 298 km percorridos pelas equipes.
Alívio financeiro
A prefeitura garantiu o repasse do Estado na ordem de R$ 10,7 milhões, referente ao mês de dezembro para a saúde.
A prorrogação do desconto do IPTU até o dia 31 de janeiro trouxe mais tranquilidade para o orçamento dos canoenses.
Também nos primeiros dias, a prefeitura quitou a dívida da gestão anterior com a Câmara de Vereadores, de mais de R$ 1,5 milhão, referente ao ano de 2016.
Ocupações
A atual administração criou uma força-tarefa para enfrentar as ocupações ocorridas neste início de ano. A prefeitura destaca que o posicionamento é contrário à prática e esclarece que as listas de famílias que foram cadastradas nos programas de habitação na gestão anterior serão respeitadas, ao contrário dos boatos espalhados, de que Busato não garantiria o direito à moradia.
Assistência social e saúde
Sofrendo com a falta de profissionais e problemas estruturais, os abrigos públicos passarão por uma grande transformação para se tornarem espaços mais acolhedores às crianças e jovens.
A saúde bucal é uma prioridade para o novo governo! Dois consultórios odontológicos foram reativados nos postos de saúde.Também foi implantada uma equipe volante de fiscalização de atendimento nas UBS e UPAs.
Segurança
O prefeito Luiz Carlos Busato recebeu o secretário de Segurança do Estado, Cezar Schirmer, para agilizar a inauguração do presídio de Canoas.
Também anunciou que a prefeitura adquiriu viaturas para a Polícia Civil e Brigada Militar, além de batalhar para a construção de moradias para os policiais.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234