Carregando! Por favor aguarde...
A ERS 010 e o trem subterrâneo no centro de Canoas, foram os principais assuntos tratados durante reunião almoço nesta terça-feira, na CICS. Fizeram parte do evento o Prefeito Jairo Jorge, e o secretário de infraestrutura e logística do estado, Beto Albuquerque.
De acordo com presidente da Camera da Industria, comércio e serviço de Canoas, Paulo Fritizen, é possível comparar o atraso economico e social na Alemanha, provocado pelo Muro de Berlim, com o atraso no desenvolvimento de Canoas, provocado pela linha do Trensurb, instalado a revelia do que pensavam os canoenses na época. Para o presidente da CICS, é preciso um alinhamento de ações para respaldar o projeto que a prefeitura de Canoas já enviou ao governo federal, na ordem de 200 milhões de reais. Paulo Fritzen, acredita que a cidade conseguirá derrubar o Muro de Berlin Canoense, sem protestos, mas com união de forças, o que ele também recomenda para transformar a ERS010 em realidade.
O secretário estadual de infraestrutura e logística do estado reafirmou o apoio do governo do Rio Grande do Sul e da secretaria para as duas iniciativas da gestão atual de Canoas. Beto Albuquerque se deteve na questão da ERS010, afirmando que vai dar continuidade ao estudo de viabilidade da Rodovia do Progresso, considerando outras modalidades de parceria pública privada. Ele falou sobre a importância da rodovia, já que 65 por cento do tráfego da BR 116 é interno da região. Assim é possível concluir que a BR 448 vai ajudar, mas não resolver os engarrafamentos. A ERS010, se coloca como fundamental para o desenvolvimento metropolitano. Para Beto Albuquerque, não existem grandes dificuldades para execução da obra, já que ela tem solução financeira e de engenharia. Além disso, o secretário estadual anunciou que o aeroporto 20 de setembro, uma boa notícia para a região, aguarda somente análise técnica do 5 COMAR para que comecem a ser elaborados projetos tecnicos de execução.
Já o prefeito Jairo Jorge, mais uma vez falou do empenho da prefeitura em liderar o processo de qualificação do projeto referente as obras da ERS010. De acordo com Jairo, no próximo dia 28, os 11 prefeitos da GRANPAL vão respaldar o estudo realizado pela empresa Oldebrecht, proposta de execução da obra, que será entregue ao governo do estado. O prefeito de Canoas reiterou que não tem preconceitos contra PPPs. O esforço, salientou, é para que de forma rápida e eficiente estas duas questões, de muita importância para a cidade, sejam solucionadas. Sobre o Trem subterrâneo, Jairo agora trabalha na defesa política do projeto, que já está em poder do governo federal.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234