Carregando! Por favor aguarde...
Diante da intensidade das chuvas nas últimas horas, que foi muito além da média normal, a prefeitura reforçou a Força-tarefa com equipes da Defesa Civil, Subprefeituras, Serviços Urbanos e de outras secretarias municipais, que já atuavam na cidade desde a noite do último sábado (30), quando a Região foi atingida por um forte temporal.
Apenas nas últimas 12h choveu 119 mm, superando a média prevista para todo o mês de fevereiro, que é de 110 mm. Somente na manhã desta quinta-feira (4), as chuvas ultrapassaram 60mm.
Casas de Bombas
As sete casas de bombas da cidade, com capacidade para escoar mais de 200 milhões de litros por hora, se encontram em pleno funcionamento. Desde que o sistema de bombeamento foi acionado, no período entre 5h às 17h, foram retiradas das ruas da cidade 2.268 bilhões de litros de água e jogados no Rio Gravataí.
"O volume das chuvas foi excessivo, mas a alta capacidade de escoamento das casas de bombas já começa a normalizar a situação onde haviam pontos mais críticos", disse o secretário municipal de Obras, Dário da Silveira, que acompanha o trabalho de desobstrução de bocas de lobo (BLs), postos de visitas (Pvs) e desvio das águas para a facilitação do trânsito.
Liberação de Acessos
O trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Obras está priorizando as áreas de maior trânsito coletivo, a fim de facilitar a passagem de serviços públicos de primeira necessidade, como ambulâncias e bombeiros. Paralelamente, uma equipe da SMO realiza a identificação de áreas residenciais com maiores alagamentos.
Estão entre esses pontos priorizados, a avenida Inconfidência, no Centro; a avenida Boqueirão, na Região próxima a Delegacia de Homicídios, no Quadrante Nordeste; a avenida Farroupilha e a esquina das ruas Aurora com a avenida Liberdade, também na Região Central, Mathias Velho, Rio Branco e Fátima.
Serviços
Em função das fortes chuvas, foram suspensos os serviços no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Fátima e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Leste, situado no bairro Guajuviras. Algumas unidades básicas de saúde foram também atingidas pelo excesso de chuvas, comprometendo a normalidade dos serviços.
Dados atualizados em 13h20.
Veja mais:
Chuva intensa provoca pontos de alagamentos em Canoas
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234