Carregando! Por favor aguarde...
O mês de setembro marca a finalização das obras de manutenção e correção do dique de proteção do bairro Mathias Velho, a conhecida vala da Curitiba. Desde o início do ano, as equipes da Secretaria Municipal de Obras (SMO) trabalham pesado na região, com o objetivo de amenizar os efeitos das fortes chuvas no município. Combater esse problema histórico na cidade de Canoas segue sendo um dos principais focos da administração, com ações emergenciais e projetos a médio e a longo prazo.
O serviço consistiu na retirada de excessos de solos colocados sobre a parte externa
do dique, o que provocou escorregamentos em três locais, obstruindo quase que totalmente a vala externa da Rua Curitiba. "O dique possui 6,2 mil metros de comprimento e foram
retirados 300 mil metros cúbicos de aterro colocado ao longo dos anos sobre a berma de
equilíbrio externa do dique. Esse material em excesso poderia ter provocado o rompimento total do dique de proteção, com consequências muito drásticas ao bairro Mathias Velho. Sem esse sobrepeso, o risco acabou", explica o secretário de Obras, Adalberto Schen.
A vala externa da Curitiba é responsável pelo escoamento de todas as águas pluviais do
bairro Mathias Velho, parte dos bairros Igara, São José, São Luiz e também da BR-386. No início dos trabalhos, o dique possuía 0,6 metros de profundidade, quando deveria ter 2,4 metros. Essa redução aconteceu por conta da obstrução formada no local ao longo de 16 anos sem dragagem.
A limpeza completa foi realizada sob a fiscalização e supervisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e contou com o apoio de, em média, 25 caminhões truck, três dragas e quatro escavadeiras hidráulicas.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234