Carregando! Por favor aguarde...
A Casa de Bombas 8 (CB8), no bairro Mathias Velho, foi inaugurada nesta segunda-feira (25). A cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito em exercício, vereador Juares Hoy e demais autoridades do município. A CB8, obra mais esperada da região Noroeste, já está em plena condição de funcionamento e será capaz de escoar a água da chuva de maneira mais rápida diminuindo, assim, o risco de alagamento na região, problema enfrentado há anos por moradores. Quando ativados, conjuntamente, os quatro motores da nova unidade têm capacidade para o escoamento de 10 mil litros por segundo, aumentando em 57% a vazão.
Desde janeiro um cronograma foi implantado para avançar os trabalhos, pois existiam inconsistências no projeto anterior em áreas cruciais como, por exemplo, na parte elétrica da casa. A obra tem investimento de mais de R$ 9,5 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contrapartida do Município.
Autoridades comentam inauguração
O subprefeito da região Noroeste, Marcinho, lembrou do anseio da comunidade pelo término das obras. "Os cidadãos aguardavam há muito tempo. Esta era, sem dúvida, a obra mais esperada na região. ", destacou o subprefeito. Já o prefeito em exercício, vereador Juares Hoy, comemorou que Canoas está realizando diversas iniciativas para resolver um grave problema histórico. No mesmo sentido, o presidente em exercício da Câmara Municipal, José Carlos Patricio, elogiou a intensificação dos trabalhos desde o início do ano. "A sapiência do Executivo municipal vai solucionar uma grave situação. Inúmeras vezes, nos anos anteriores, moradores da região me procuravam com carnês de móveis em mãos, que nem tinham terminado de pagar, mas a água da chuva tinha devastado tudo. Era muito triste", contou Patricio.
Acabar com os alagamentos é prioridade
Desde o início de 2017, foram colocadas em prática diversas obras de manutenção dos sistemas de macro e microdrenagem, além da criação de novas alternativas para evitar enchentes em Canoas. Dentre as ações estão: implantação do desvio da galeria da Vala do Leão para a Casa de Bombas 8; implantação de nova canalização da Rua Dom João Becker e também na Av. Victor Barreto; mais de 16 km de rede de micro hidrojateado; limpeza de mais de 16.000 bocas de lobo, além da implantação de novas bocas de lobo e poços de visita. Além disso, a limpeza de 100% da vala externa da Curitiba, trabalho que durou nove meses. Essa vala é responsável pelo escoamento de todas as águas pluviais do bairro Mathias Velho, parte do bairro Igara, São José, São Luiz e também da BR-386. No início dos trabalhos, em janeiro, o dique possuía 0,6 metros de profundidade, quando deveria ter 2,4 metros. Esta redução aconteceu por conta da obstrução formada no local ao longo de anos sem dragagem. A limpeza completa foi realizada sob a fiscalização e supervisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e contou com o apoio de, em média, 25 caminhões truck, três dragas e quatro escavadeiras hidráulicas.
Além da região do bairro Mathias Velho, outras regiões estão recebendo obras para enfrentar os alagamentos.
Juares prefeito em exercício
O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, reassumiu o cargo nesta terça-feira (27) após três dias de licença não remunerada, por questões pessoais. O presidente da Câmara dos Vereadores, Juares Hoy (PTB), esteve à frente da administração como prefeito em exercício e inaugurou a Casa de Bombas 8, além de participar de outras atividades representando Busato. A vice-prefeita, Gisele Uequed, está em licença maternidade. Santiago, o segundo filho da vice-prefeita, deve nascer nos próximos dias.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234