Carregando! Por favor aguarde...
Nove dos dez fiscais tributários da Secretaria Municipal da Fazenda, classificados no concurso realizado em junho de 2012, tomaram posse na manhã desta quarta-feira. Após o ato, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, eles receberam as boas vindas na sala de reuniões do Paço Municipal.
Com o ingresso do grupo, a Diretoria de Administração Tributária amplia de 35 para 45 o número de fiscais. O último ingresso no quadro ocorreu há dez anos.
Os novos servidores realizaram curso de formação, com 240 horas, entre abril e junho de 2013, na Fundação para Desenvolvimento de Recursos Humanos. Na apresentação, todos manifestaram a expectativa de contribuir com a administração municipal e alcançar realizações pessoais.
Organização saudável
Ao receber a equipe, o secretário da Fazenda, Marcos Bósio, lembrou que o quadro administrativo tributário é privativo de carreira e conquistou a universalidade". Citou o fato de não existir instância de recurso acima da Diretoria Tributária na SMF. Acrescentou que há um esforço para melhorar a cada dia, apesar da rotina pesada no dia a dia.
Para o secretário, os princípios de gestão para uma organização saudável devem ser estruturados em três eixos: compromisso com a atividade-fim; solidariedade no erro; e trabalho como realização pessoal.
A secretária adjunta, Cristina Sabka, e o diretor de Administração Tributária, Lainor Siviero, também se manifestaram sobre a importância do trabalho dos fiscais na elaboração e execução da política tributária e incremento da receita.
O presidente da Associação dos Fiscais Tributários de Canoas, Paulo Cruz, defendeu a criação da Lei Orgânica do Fisco, como forma de garantir um plano de carreira específico para os fiscais, já que é a única típica de Estado no Município.
Participaram do ato diretores e gestores da SMF; servidores da Diretoria de Recursos Humanos da SMPG, responsável pela atividade de boas vindas; e integrantes do Canoasprev, que informaram sobre o FAPEC e Fassem.
Os novos servidores
Bruno Walber Viana
Camila Ozório Weisheimer
Carlos Alberto Gregori Paveck Bomfim
Everton Cezar dos Santos Maia
Ícaro Raymundo Chinazzo
Isana Oliveira da Silva
Leonardo da Silva Assis
Rodrigo Rizzi de Oliveira
Tiago Antunes do Nascimento e Silva
Principais atribuições
- Cuidar do lançamento, cobrança e arrecadação dos tributos municipais, como ISSQN, IPTU E ITBI
- Gerir as transferências governamentais recebidas
- Combater a sonegação fiscal, por meio de auditorias fiscais e lavraturas de autos de infração
- Gerenciar os sistemas de administração tributária e de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
- Prestar assessoramento na formulação da política tributária municipal
- Propor alterações na legislação tributária do Município
- Responder a consultas e emitir pareceres em assuntos da área tributária
Crédito da notícia: Eloá da Rosa
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234