Carregando! Por favor aguarde...
O Programa Bem-Estar do Servidor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), através da unidade de Saúde Ocupacional e Assistência ao Servidor (USOAS), foi lançado na tarde desta quarta-feira (12), no auditório Sady Schiwitiz. Na ocasião, o secretário da SMPG, Fábio Cannas, apresentou a iniciativa aos servidores da Secretaria Municipal de Obras, primeiro grupo contemplado.
Segundo o Fábio Cannas, promover a saúde e a qualidade de vida dos agentes públicos está entre os objetivos do programa, que integra o conjunto de dez ações de Valorização do Servidor, implantado pela SMPG em agosto de 2013.
Para que fosse criado o Programa de Bem-Estar do Servidor, de acordo com o secretário, foi formada uma equipe com oito servidores estatuários, de áreas relacionadas à saúde e segurança do trabalho.
"Potencializar e unir o trabalho de cada um, e em caráter preventivo, fazer intervenções nas secretarias e municipais, dando uma atenção especial a todos servidores está entre as ações do programa", ressalta Fábio Cannas. Ele ainda destaca que os resultados obtidos deverão influenciar na qualidade dos serviços prestados à população.
Equipe
A equipe do Programa de Bem-Estar do Servidor é formada pelo psicólogo Márcio Quadros, médica Carmem Garcia, nutricionista Olmira Rigoni, enfermeira Vânia Fernandes, dentista Jorge Alencastro, a educadora física Ana Biezus, técnicos em segurança do trabalho Éderson Rangel e Rafael da Silva. O grupo será transportado por uma Van, devidamente identificada.
Presenças
Presentes ao lançamento do Programa Bem-Estar do Servido os secretário titular da SMO, Alcy Paulo de Oliveira, o Cica, e adjunto Lademir Silveira, bem como o secretário adjunto da SMPG, Ronaldo Rodrigues, além do secretário Fábio Cannas.
Como funciona o programa voltado ao servidor
No primeiro momento, os servidores e estagiários, em horário previamente agendado, assistirão uma apresentação de cada profissional integrado ao programa, que darão dicas sobre cuidados da saúde, de acordo com os seguintes temas: "Coração Saudável", "Alimentação Saudável" (com distribuição de receitas para o aproveitamento saudável do Rancho Básico), "Saúde Bucal", "Saúde Psicológica", "Reeducação Postural" (com prática de alongamento), "Ergonomia", "Segurança do Trabalho" e "Doação de Sangue". Uma cartilha com o resumo destas informações será distribuída.
Também está previsto um workshop, em que a equipe o Bem-Estar estará aberta para perguntas, esclarecimentos e orientações individuais. Algumas demonstrações práticas serão apresentadas, como o acionamento correto de extintor de incêndio, verificar a pressão arterial e o teste do halímetro (medidor do hálito).
Segundo o coordenador do programa, o psicólogo Márcio Quadros, um cronograma está sendo elaborado para atender a todos os servidores municipais. Ele será divulgado nos meios de comunicação oficiais, como site, boletim do servidor e intranet.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234