Carregando! Por favor aguarde...
O programa Fome de Ler, das secretarias municipais de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), retoma as atividades a partir de abril, quando a SME convocará as coordenadoras das 42 escolas municipais de Ensino Fundamental para a escolha dos escritores e obras que serão trabalhados em sala de aula. A novidade deste ano é a participação de cinco autores canoenses: Nelci Urnau, Décio Dalke, Jairo Santos, Luisa Geislere Henrique Martins.
De acordo com a coordenadora dos Projetos e Programas de Livros, Leitura e Literatura, da SME, Elisete Izabel de Aliati, as obras devem chegar às escolas até junho. No entanto, enquanto os novos livros não estão à disposição, a SME realiza rodízio com os já adquiridos nos anos anteriores. A ideia é que todos os alunos, de todos os anos, desenvolvam atividades utilizando a literatura gaúcha.
Entre outubro e novembro, os escritores vão até as escolas da rede para fazer um bate-papo com os estudantes e conhecer os trabalhos desenvolvidos em salas de aula. "Eles adoram ver de perto aquelas pessoas que escreveram os livros que eles trabalharam durante as aulas", afirmou Elisete.
Programa Fome de Ler:
O Programa Fome de Ler foi apresentado na abertura da 4ª edição do curso Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Câmara Rio-Grandense do Livro, no auditório da Livraria Paulinas, em Porto Alegre, na segunda-feira, 11. (foto)
Canoas realiza o programa desde 2010, quando 16 escolas participaram. Nos dois anos seguintes, 2011 e 2012, eram 26 instituições de ensino. Neste ano, todas as 42 EMEFs oferecerão o programa em sala de aula.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234