Carregando! Por favor aguarde...
Sete escolas municipais de Canoas foram contempladas pelo Projeto Mais Cultura nas Escolas, iniciativa firmada entre os ministérios da Cultura e da Educação, com o objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre experiências culturais, artísticas e pedagógicas nas comunidades. Cada uma delas receberá R$ 23 mil.
Serão contempladas com o recurso federal as Escolas Municipais de Ensino Fundamental David Canabarro, Farroupilha, Governador Walter Peracchi de Barcellos, Irmão Pedro, Max Adolfo Oderich, Pernambuco e Prefeito Edgar Fontoura. O valor total a ser repassado é de R$ 161 mil. As demais escolas que apresentaram projetos aguardam parecer do Ministério da Educação.
Segundo o secretário de Educação, Eliezer Pacheco, as atividades devem contribuir para a promoção e reconhecimento de territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares. "Os espaços escolares devem integrar-se com espaços culturais diversos, equipamentos públicos, centros culturais, bibliotecas públicas, pontos de cultura, praças, parques, museus e cinemas, proporcionando aos alunos mais oportunidades de ensino", salienta.
O projeto
O Projeto Mais Cultura nas Escolas é uma ação conjunta entre escolas, artistas, entidades culturais e pontos de cultura. O objetivo é aproximar as práticas culturais, do fazer pedagógico das escolas. As atividades contempladas devem desenvolver ações artísticas e culturais contínuas. Elas podem ser realizadas dentro do espaço escolar, de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino, ou fora dela, sob a sua orientação pedagógica.
Os eixos temáticos do projeto são: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afrobrasileira; cultura digital e comunicação; culturas indígenas; educação museal; educação patrimonial; promoção cultural e pedagógica em espaços culturais; residência de artistas para pesquisa e experimentação nas escolas e tradição oral.
Escolas que aguardam avaliação de projeto pelo MEC
Arthur Oscar Jochims
Arthur Pereira de Vargas
Assis Brasil
Castelo Branco
Ceará
Coronel Francisco Pinto Bandeira
Doutor Nelson Paim Terra
Duque de Caxias
Erna Würth
Especial para surdos Vitória
João Palma da Silva
João Paulo I
Ministro Rubem Carlos Ludwig
Monteiro Lobato
Professor Thiago Würth
Professora Nancy Ferreira Pansera
Professora Odette Yolanda Freitas
Tancredo de Almeida Neves
Theodoro Bogen
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234