Carregando! Por favor aguarde...
A escola do futuro, onde o aluno possa se integrar a uma prática pedagógica inovadora, estiveram presentes no Terceiro Congresso Regional de Práticas Inovadoras e Curriculares na Rede de Ensino Fundamental de Canoas, realizado nesta quarta (18). A atividade de formação mobilizou todos os professores das escolas fundamentais da cidade.
Com mediação da professora municipal, Adiles da Silva Lima, foi debatida a Lei Federal 10639/03 que estabelece, no currículo da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" com oprofessor da UFRGS Paulo Sérgio da Silva, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB). Outro tema em destaque foi apresentado pelo professor Raph Gomes Alves do Movimento da Educação chamado "Base Nacional Comum: O caminho para a redução das desigualdades educacionais". Integrante do Conselho de Educação de Goiás ele liderou as bases do movimento implantado nas escolas da Rede de Ensino de Goiás de 2011 a 2014. Abordou ainda como o ensino prepara os alunos para realizarem seus projetos de vida.
Foram realizadas também atividades nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental com apresentação de trabalhos, além de exibições do Ciclo de Cinema Negro, realizado pela coordenadoria da Igualdade Racial. Durante o Congresso, foram apresentados 65 trabalhos pelos professores e realizadas 25 oficinas de formação pedagógica.
O Secretário Municipal da Educação, Eliezer Pacheco, ressaltou a importância do incentivo à formação pedagógica, “construímos cada vez mais as bases para uma educação de qualidade”.
Tecnologia aliada ao ensino
A tecnologia é uma aliada importante para o planejamento de suas aulas. Por isso, os professores recebem notebooks da Prefeitura, acompanhado de modem 3G, por meio do Programa de Incentivo à Utilização de Tecnologia Educacional. Em 2015, 312 professores da Educação Infantil e Fundamental já aderiram ao programa para ganhar o equipamento. O investimento do Município na aquisição chega a R$ 374 mil este ano. Em 2014, 1.413 professores do Ensino Fundamental receberam o equipamento.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234