Carregando! Por favor aguarde...
Elas são estudantes do 2º e 4 º anos na EMEF Paulo VI, no bairro Fátima, e dançam balé juntas na escola. Andressa Rodrigues dos Santos, Hilary Vitória da Silva, e Daniela dos Santos Casemiro, 7 anos, comemoram a possibilidade de integrar uma proposta que lhes proporciona também a prática de esportes na escola. “É legal e educativo”, comenta Andressa. Hilary diz “gosto muito” e Pablo Rodrigues, 9 anos, aluno do 4º ano, também tem aprendido, e ressalta, “quero seguir em frente aprendendo balé”.
As histórias foram relatadas pelas crianças que integram o projeto Integrar, Arte e Vida, lançado nesta segunda (23), no auditório Sady Schwitz. A proposta pedagógica reúne esporte, lazer e dança dentro da escola em atividades extracurriculares. A escola foi selecionada porque está localizada numa área de vulnerabilidade social.
A proposta atende 3,5 mil crianças em todo o País com apoio de empresas e coordenação da Associação Brasileira de Esporte, com patrocínio empresarial. O prefeito Jairo Jorge destacou a importância de Canoas ser escolhida para participar desse projeto. “Oferecemos às crianças e aos jovens, a oportunidade de construir a escola do futuro”, ressaltou.
Proposta semelhante é desenvolvida dentro do Programa Mais Educação, responsável pelo atendimento a cinco mil alunos em Canoas, segundo o chefe do Executivo Municipal. “Este é um processo emancipatório. Porque cria condições para melhorarmos a vida destas crianças”, destacou Jairo.
“Vamos contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos”, ressaltou o Secretário Municipal da Educação, Eliezer Pacheco. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Ritter, destacou a importância da responsabilidade social das empresas em valorizarem projetos como esse, “a arte e o lazer desenvolvem de forma lúdica uma forma de integrar a sociedade, com apoio de empresários e governos”.
“Temos responsabilidade social e orgulho em apoiar iniciativas como essas que interajam com a comunidade”, lembrou o Gerente da Divisão Comercial do Grupo Ipiranga.
Presente à solenidade, o presidente da Associação Nacional do Esporte, Marcelo Camargo dos Santos, destacou que o desafio agora é ampliar o Projeto Integrar Arte e Vida para mais escolas canoenses em 2016. Ressaltou a importância das escolas possuírem espaços equipados para eventos de lazer e esporte como as quadras poliesportivas. “Estamos construindo uma vida melhor para todos”.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, foram atendidas 120 crianças da EMEF Paulo VI, em 2015. A proposta é de que, em 2016, o projeto chegue para 200 alunos na mesma escola. São oferecidas oficinas de judô, zumba, taekwondo, futsal, vôlei, basquete e balé.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234