Carregando! Por favor aguarde...
"Todo ser humano é um leitor nato, que tem um vínculo com a leitura desde antes de nascer, ele está contido no feto. Por isso está sempre em um processo de qualificação. Literatura é liberdade de ser". A análise foi realizada na tarde de hoje durante a palestra "A qualificação do leitor literário", realizada pelo escritor Hermes Bernardi Jr, durante o 3.º Seminário Regional de Políticas de Leitura. A atividade marcou a abertura da edição 2012 do programa Fome de Ler, no Plenarinho da reitoria da Ulbra Canoas. Além de escritor e ilustrador, Bernardi é presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-Juvenil (AEILIJ).
O seminário foi aberto pela coordenadora geral do Fome de Ler, a professora Ângela Rola. Após uma rápida solenidade de abertura, ela realizou a apresentação do Programa Fome de Ler 2012. Em seguida, o escritor Hermes Bernardi realizou a palestra do seminário. Em um último momento foi realizado um debate com a plateia, combinando esclarecimentos sobre a participação no programa.
Cerca de 70 pessoas, entre escritores, diretores, supervisores e professores que integram esse projeto na cidade participaram do evento. Gestores das secretarias municipais de Educação e de Cultura também participaram da solenidade. Na mesa de abertura, representando o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, marcou presença a coordenadora de Extensão da Ulbra, Vivian Steyer.
Livro, educação e cultura
Para a secretária municipal de Educação, Marta Rufato, que integrou a mesa de abertura, o Fome de Ler está em sintonia com os programas e projetos municipais voltados para a leitura. "A literatura ultrapassa todas as barreiras de qualquer eixo temático de qualquer área de conhecimento. Agradeço muito a universidade por estar, com esse projeto, apostando muito na literatura, na educação, e nas pessoas que convivem nessa cidade", declara .
Cintando a atenção especial a leitura na política cultural do município, em ações como o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura (PMLLL), o secretário Flávio Adonis ressaltou que esse projeto deve prosseguir contando cada vez mais com o apoio da administração municipal. "Se depender da gente, isso só deve se ampliar. Que consigamos seguir encantando os nossos alunos para a prática da leitura", declara.
O Programa
O Programa Fome de Ler é realizado por meio de uma parceria entre o curso de Letras ULBRA Canoas, a Rede de Escolas da ULBRA e a Prefeitura Municipal de Canoas - por meio das secretarias municipais de Cultura e de Educação. O Fome de Ler completa uma década de atuação ininterrupta com a participação de escritores de vários estados brasileiros e milhares de leitores. Desde 2003, foram 70 autores, 157 escolas e 31 municípios engajados em ações coletivas tendo como centro a obra literária.
O Fome de Ler é desenvolvido em etapas, envolvendo múltiplas ações em diferentes eixos. Além de 10 escolas escolas da Rede Ulbra, participam do Fome de Ler diversas as redes municipais de cidades que sediam o programa. Na rede pública municipal de Canoas, atuam nessa iniciativa 21 escritores para 26 escolas da rede municipal.
Outras informações, no site do Programa Fome de Ler
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234