Carregando! Por favor aguarde...
A diretora do Departamento de Incentivo à Economia Solidária da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul, Nelsa Fabian Nespolo, foi a palestrante da aula inaugural do Ponto Popular de Trabalho (PPT), nesta segunda-feira (17), no Auditório Sady Fontoura Schiwitz, do Paço Municipal.
Aos integrantes do PPT - pessoas desempregadas, mulheres chefes de família sem renda e pessoas em situação de vulnerabilidade - Nelsa narrou sua trajetória. A costureira e empreendedora social integrou, em 1996, o grupo de costureiras que criou a Cooperativa Central Justa Trama, da qual é a atual presidente. A Justa Trama foi a primeira rede a trabalhar a cadeia produtiva do algodão agroecológico.
De acordo com Nelsa, que também foi diretora da Unisol Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, foram muitas as dificuldades. Ela lembrou que foram algumas decepções até conseguirem o trabalho que impulsionou as atividades da cooperativa. Tudo começou, efetivamente, quando venceram uma licitação para confeccionar, em 15 dias, 500 camisetas. “O mundo do trabalho tem que envolver algo que nos realiza. Mas nada cai do céu. É preciso muita organização e muita luta”, afirmou.
Inspiração para os integrantes do programa
A palestra serviu de inspiração para Lúcia Terezinha dos Santos Moraes, que integra o PPT Mathias Velho, há quase um ano. Ela busca a continuidade à sua qualificação, na área da costura. “Comecei do zero, não sabia nada de costura, só tinha boa vontade. Aprendi tudo nas oficinas e hoje faço pequenos consertos para os vizinhos e ganho um dinheirinho que me ajuda muito”, declarou, contando que troca fechos, faz barra, costura edredons e utiliza retalhos para a confecção de tapetes e almofadas.
O prefeito Jairo Jorge, que participou da abertura do evento, falou da importância deste programa e mencionou que esta ideia pode servir de modelo para outros municípios: “Essa ampliação é um passo importante para PPT, que é um programa fundamental para o futuro de Canoas”, disse.
O que é o PPT
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Eunice Dias Wolf , explica que o Programa Ponto Popular de Trabalho (PPT) “é um embrião de empreendedorismo popular, voltado à qualificação e geração de renda”. Ela destaca que o PPT foi ampliado, possibilitando que mais pessoas possam integrar o programa e passou a oferecer assessoria técnica, em parceria com o Instituto Integrar.
Os PPTs consistem em espaços de trabalho e capacitação, criados para estimular a geração de trabalho e renda. Estão localizados no Quadrante Noroeste, onde são oferecidas capacitações de Padaria e Costura; no Quadrante Nordeste, Hortas Comunitárias e Reciclagem; e no Quadrante Sudeste, capacitações de Reciclagem e Costura.
Os selecionados, pessoas desempregadas, mulheres chefes de família sem renda e pessoas em situação de vulnerabilidade, realizarão cursos durante um ano. Nesse período, receberão bolsa auxílio e cesta alimentar - o que está condicionado à frequência.
Presenças
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Todeschini, que é parceiro na realização do programa; o reprentante do Instituto Integrar, Paulo Chitolina, e a representante do PPTS, Carmen Medianeira, estiveram presentes. Todeschino comentou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) é parceira do programa, na área da recilcagem. Ele falou do novo prédio onde funcionarão os pontos da reciclagem e da customização, no Bairro Niterói, com coordenação da SMDS e da SMMA. "Nosso objetivo, com o Ponto Popular de Trabalho - Incubsdora de Triagem Niterói, é que deste processo nasça um novo grupo, preparado para assumir a coleta seletiva da cidade".
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234