A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Canoas inicia, nesta quinta (13/08), das 7h às 18h, eleição dos conselhos escolares das escolas municipais de Educação Infantil Cara Melada, Vó Inezinha e Meu Pedacinho de Chão. Na sexta-feira (15/08), o processo ocorre nas demais 42 escolas de Ensino Fundamental e em 25 infantis que integram a rede municipal, no horário de funcionamento de cada instituição de ensino. Entre as principais atribuições do órgão está a de participar ativamente das decisões administrativas, financeiras e pedagógicas das escolas.
A eleição acontece por votação direta e secreta, nominata ou por chapa, previamente definida em assembléia geral. Poderão votar os alunos regularmente matriculados na escola, a partir dos 10 anos de idade, ou cursando a 4ª série do ensino fundamental; assim como o pai ou a mãe ou o responsável pelo estudante até 18 anos; os professores, educadores e demais servidores lotados na escola.
Com mandato de dois anos, o conselho escolar de cada instituição de ensino é constituído pela direção da escola e representantes da comunidade escolar. O número de integrantes do órgão varia de acordo com o número de alunos existentes em cada instituição de ensino, podendo variar de cinco a 13 membros.
A posse dos conselheiros eleitos está marcada para o dia 4 de setembro, na praça de eventos do Conjunto Comercial Canoas, situado no Centro. Na segunda quinzena do mês, a Smec estará realizando capacitação para os novos integrantes de todos os 70 conselhos escolares.