De 13 a 16 de outubro a Secretaria Municipal de Educação de Canoas promove a Semana de Alimentação com o propósito de difundir o conceito de alimentação saudável. O público-alvo do evento são os professores, estudantes e merendeiras das escolas municipais infantis e fundamentais. Os objetivos do evento são incentivar a utilização de alimentos nutritivos e econômicos e o consumo de alimentos saudáveis, usar as receitas das cozinheiras na alimentação escolar, salientar a importância dos alimentos para a saúde e estimular a participação dos alunos no concurso.
A idéia da Secretaria de Educação é editar um livro com receitas criadas pelas merendeiras. As receitas, doces e salgadas, deverão ser escritas à mão, conter modo de preparo e ingredientes usados, e ser entregues até o dia 18 deste mês. Todas as receitas serão avaliadas e no dia 14 de outubro vai ocorrer a degustação e premiação das vencedoras. Podem participar todas as cozinheiras da rede de ensino municipal e uma cópia do livro será enviada as escolas e algumas receitas poderão ser usadas no cardápio produzido pelas nutricionistas da secretaria.
Concursos para estudantes
Os estudantes das escolas da rede de ensino fundamental poderão participar da criação da capa do livro de receitas. Os critérios a serem usados na seleção dos vencedores será a criatividade, originalidade e não poderão utilizados os recursos da informática. Os trabalhos poderão ser em grupo, único por turma ou individual com o tema Alimentação Saudável e realizados na escola, com auxílio dos professores de educação artística.
Já os alunos da rede de ensino infantil de Canoas terão sua participação através do concurso para pintura e montagem do Natuga. Os professores contarão a historinha do Natuga e os alunos farão pinturas e indicarão quais os alimentos mais saudáveis o Natuga, mascote da Semana de Alimentação deverá escolher através de recortes. Os critérios serão criatividade, originalidade e os trabalhos serão individuais. Cada escola escolherá o 1º lugar e enviará o trabalho selecionado para a Secretaria de Educação de 28 de setembro a dois de outubro.
Floriano Becker