No início da tarde desta terça, 8, os alunos da 3ª série da E.M.E.F Assis Brasil, no bairro Mato Grande, receberam a visita do secretário Municipal da Educação, Paulo Ritter e da prefeita em exercício, Beth Colombo. Os dois foram pessoalmente ao local entregar para os pequenos o primeiro questionário da provinha Canoas Avalia. Assim como a Assis Brasil, as turmas de 3º ano das 42 Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Canoas realizam a partir desta terça, 8, até a sexta, 11, a avaliação do ensino municipal.
O projeto consiste em um instrumento interno de autoavaliação, que serve para qualificar e medir a satisfação do ensino público da cidade. Os quatro cardernos, de pós-alfabetização, matemática, ciências naturais e conhecimentos socioculturais, foram uma construção conjunta entre os professores da rede e da Secretaria Municipal da Educação, por meio da unidade do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (SAEM).
Antes de entregar a provinha às crianças, Luisete Fielter, diretora da escola e Sônia Maria Oliveira da Rosa, gestora do SAEM, explicaram a eles que ali não estariam sendo avaliados os desempenhos individuais de alunos ou professores e sim os métodos de ensino de maneira geral. "As questões estão muito acessíveis porque foram elaboradas a partir dos planos de ensino do ano letivo, ou seja, tudo que tem na provinha é o que vocês já aprenderam", reformou Sônia.
De acordo com Paulo Ritter, o resultado desse exame, que terá sua divulgação oficial em 26 de fevereiro, será chamado de IDEC (Índice de Desenvolvimento da Educação de Canoas). "Após apresentado o resultado dialogaremos com a rede para construir ações coletivas", relatou. Ela salienta que esse é um processo inédito não só em Canoas como também no estado, principalmente pelo fato de não ser uma iniciativa isolada da gestão da pasta da educação e sim, segundo ele, uma produção com a participação de gestores, diretores e professores. Sônia acrescentou que o pioneirismo do Canoas Avalia também se deve ao fato das provas abordarem quatro disciplinas e não apenas português e matemática, como a maioria dos questionários existentes no país.
Beth qualificou a avaliação como uma 'ação nobre'. Ela considera que a iniciativa mostra a preocupação que todos dedicam ao sistema e a metodologia da educação municipal. "Buscar a própria excelência, a atualização e a qualificação é sair do cômodo".
O Canoas Avalia também será uma ferramenta de acompanhamento geral e evolutivo dos alunos. "Ali poderemos ter o raio x dos estudantes e, dessa forma, ter mais capacidade de detectar seus problemas e seu desenvolvimento", completou o secretário.
Mariela Carneiro