Nesta terça-feira, dia sete, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, realizou o 36º debate sobre a estruturação do novo Plano de Carreira dos educadores municipais. Pela manhã, o chefe do Executivo Municipal conversou com os professores das escolas Odette Freitas e Rubem Carlos Ludwig. A tarde será a vez dos docentes das instituições Gonçalves Dias, Vitória e Max Oderich, situadas na Vila Cerne e no bairro Mathias Velho respectivamente, exporem suas sugestões e dúvidas quanto ao Plano.
Durante o encontro com os professores da escola Odette Freitas o prefeito anunciou que ainda no primeiro semestre de 2011 serão ofertados os primeiros cursos de Mestrado através de processo público. "Faremos isso através do Programa Público de Pós-Graduação e Mestrado que será financiado pela prefeitura àqueles que apresentarem projetos de pesquisa que dialoguem com os problemas educacionais da cidade. Além disso, vamos estimular os professores que ainda não possuem graduação oferecendo bolsas com universidades", afirmou.
Na ocasião, o prefeito explicou aos educadores as três dimensões do Plano. A primeira trata do interesse público, o qual visa ações para melhorar a qualidade da educação. A segunda diz respeito ao estímulo dos professores. E a terceira trata da valorização destes profissionais através do acesso a cursos de pós-graduação, Mestrado e Doutorado. "Os debates permitem a maior inteiração com os professores e o aprofundamento das questões. Já incluímos diversas ideias dos educadores ao Plano", observou o prefeito.
Concurso público para 40 horas, inclusão de orientadores e supervisores no turno da noite e técnicos de informática e bibliotecários para dar maior respaldo aos laboratórios de informática e as bibliotecas, foram algumas das sugestões previstas no Plano e expostas aos educadores.
O cronograma de visitas às escolas encerra na próxima semana e logo após será finalizada a proposta do Plano e discutida com o sindicato da categoria. Em seguida, haverá a convocação extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores para votar o Plano, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2011.
Educadores e profissionais que desejam enviar sugestões, comentários e questionamentos sobre o Plano podem enviá-las para o e-mail planodecarreira. canoas@gmail.com.
Patrícia Araujo