Carregando! Por favor aguarde...
O 202º Prefeitura na Rua estará no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, a partir das 9h deste sábado (22), em Canoas. Nesta edição, será comemorado o Dia Mundial da Água, que, oficialmente, é dia 22 de março. Na programação, está previsto um abraço no lago do parque, cartão postal do município e que passou por uma revitalização recentemente.
Os moradores da Região Nordeste estão convidados a levar suas demandas e sugestões aos gestores municipais - que são o prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, secretários municipais, além de diretores - e participar de diversas atividades no parque, programadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O encerramento está previsto para as 12h.
Participação cidadã
O Prefeitura na Rua, um dos dez instrumentos de participação popular e cidadã do Município, já registrou 20.730 atendimentos desde 2009, quando foi implantado.
Os canoenses que se dirigirem ao Prefeitura na Rua terão acesso a serviços oferecidos pelo Procon, bem como a confecção de documentos, acesso ao CRAS Móvel. A Central do Cidadão encaminhará carteira de trabalho, através do novo sistema de coleta - que é o biométrico e digital.
Também disponíveis no local a Feira da Economia Solidária, com produtos artesanais, e a Feira de Adoção de Cães e Gatos, que é promovida pela Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal.
Atividades ambientais
A SMMA realizará atividades de educação ambiental. A partir das 9h, haverá doação de mudas de árvores nativas para a comunidade. Para as 10h30, está programado um plantio de árvores frutíferas ao redor do lago, para que, no futuro, elas sirvam para a atração da fauna, como pássaros.
Das 9h às 12h, serão realizadas atividades especiais no Minizoo para as crianças, com espaço de pintura. Durante a manhã, também haverá a introdução de mais peixes no lago, para a manutenção biológica do habitat, e a instalação do museu ao ar livre, com exposição de peças taxidermizadas. Ao meio-dia, será realizado um abraço simbólico ao lago, que foi recuperado em março.
A limpeza do lago
O lago do Capão do Corvo, que tem uma área de aproximadamente 1,1 hectare, passou por um processo de recuperação durante 11 dias, de 28 de fevereiro a 10 de março, através de limpeza das plantas aquáticas que cobriam toda a sua superfície.
Os recursos usados para a limpeza do lago são originados da conversão de um termo de compensação vegetal da Empresa Melnick Even. As plantas aquáticas retiradas resultaram em cinco contêineres cheios, cada um com 12 metros cúbicos. Elas foram encaminhadas para uma central de compostagem em Cachoeirinha, onde passaram por um processo de desidratação para depois servirem como adubo.
Duas pequenas áreas no lago, que estão delimitadas por contenções, foram preservadas. Em uma delas, um jaçanã (ave) está chocando três filhotes. A outra, que teve a vegetação aquática mantida, é considerada um berçário natural de répteis e outras espécies da fauna.
Vale lembrar que o lago não tem contribuição de nascente, é abastecido pela água da chuva. A retirada das plantas aquáticas trouxe melhores condições para os peixes que habitam o local, com mais oxigênio.
Dia Mundial da Água
Neste sábado, também será descerrada no parque a placa da Declaração Universal dos Direitos da Água que substitui que existia antes e se encontrava danificada.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992. Nessa data, a ONU elaborou a Declaração Universal dos Direitos da Água, com o objetivo de atingir a todos para que se esforcem a desenvolver o respeito aos direitos e obrigações nela anunciados e assumam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e sua aplicação efetiva.
O parque
Inaugurado pela Prefeitura de Canoas em 13 de dezembro de 1980, o local possui uma área de 22 hectares, e recebe mensalmente 40 mil visitantes. Um estudo realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no último ano, indica que mais de 123 espécies de aves habitam ou se utilizam do local.
Equipamentos esportivos
O parque tem em suas áreas esportivas: campo de futebol oficial, campo de futebol sete, duas quadras poliesportivas, pista de patinação, pista oficial de atletismo, pista de caminhada e ciclismo, cancha de bocha, sala de ginástica e atividade física, área de alongamento ao ar livre e academia pública ao ar livre.
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) oferece diversas atividades que proporcionam esporte, lazer e saúde para a comunidade, no parque, como tai chi chuan, ioga, alongamento e caminhada orientada. As inscrições gratuitas e podem ser feitas no parque. Além disso, a academia ao ar livre oferece acompanhamento de instrutores nas segundas e quartas-feiras, das 11h às 11h45; e nas terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 14h às 15h30.
O local ainda abriga em suas dependências uma Unidade Operacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, conta com churrasqueiras ao ar livre, biblioparque e estacionamento próprio.
Serviço
Telefone do PMGV: (51) 3462-1629
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h. O minizoo funciona de terças a domingos, das 9h às 18h.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234