Carregando! Por favor aguarde...
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) aprovou, na tarde desta quarta-feira (11), o Plano de Bacia do Rio dos Sinos, abrindo caminho para planejamento e metas capazes de regular o uso das águas do rio que se estende por parte da Região Metropolitana de Porto Alegre. A aprovação ocorreu na reunião do Comitesinos, realizada na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).
O secretário municipal de Meio Ambiente de Canoas, Carlos Todeschini, que representa a cidade no Comitesinos, comemorou a medida como uma importante conquista. "É uma luta de 26 anos que se concretiza, uma conquista fundamental para a preservação das águas desse rio, de grande densidade populacional e importância econômica", salientou.
O município atua historicamente nos debates e ações pela preservação do Rio dos Sinos. Em 2011, a cidade sediou uma audiência pública para debater Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Sinos.
De acordo com Todeschini, a próxima etapa é o planejamento, a elaboração de projetos e o foco em investimentos na recuperação do rio, por meio de prioridades estabelecidas.
Sinos banha 32 municípios
O Rio dos Sinos é um dos principais de domínio do Rio Grande do Sul. Ele forma, junto com mais sete rios, a Região Hidrográfica do Lago Guaíba. A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos é formada por 32 municípios que ocupam uma área de 3.800 quilômetros quadrados.
Plano de Bacia do Rio dos Sinos foi construído em conjunto com a população de todos os municípios da região, representada no Comitesinos. O Plano do Rio Gravataí já havia sido aprovado no dia 22 de março deste ano.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234