Carregando! Por favor aguarde...
Brenda Garnize
A aluna da Qualilar, Eva Alves da Cruz, aproveitou várias dicas dadas pelo palestrante e disse que fará uma horta suspensa em casa
A compostagem consiste no aproveitamento de resíduos orgânicos, através de um processo de fermentação, que resulta na formação de húmus (composto orgânico) utilizado como fonte de nutrientes para as plantas, ou seja, adubo. Este foi o tema da palestra que o técnico da Emater/RS Roberto Schankel realizou nesta terça-feira (16), na 31ª Feira do Livro de Canoas - Auditório Luis Fernando Verissimo, na Praça da Bandeira. A atividade integrou a programação do Junho Ambiental - Por uma Canoas mais Sustentável, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Schankel destacou que as composteiras podem ser compradas ou feitas em madeira, como as que a SMMA distribui, gratuitamente, para escolas, condomínios, praças e para as pessoas interessadas. Ele destacou que cascas de frutas, legumes, folhas, por exemplo, podem ir para a composteira. "Alimentos como carne, queijo e leite não podem ser utilizados", alertou. O técnico também deu dicas de como ter hortas em pequenos espaços e orientou o cultivo de diferentes temperos e legumes nos mesmos canteiros e vasos. "Calhas, garrafas pet, canos de PVC também podem virar vasos, sem que seja preciso gastar dinheiro", sugeriu.
Alunas da Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos de Canoas - Qualilar e estudantes do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas formaram a maioria dos espectadores deste evento que também foi aberto aos visitantes da feira. "Amei a palestra. Achei muito interessante o reaproveitamento dos restos de comida, como erva-mate, café, para poupar o meio ambiente e utilizar nas hortas. Ainda não tenho, mas vou fazer uma hortinha suspensa na parede do muro lá de casa, seguindo as sugestões do palestrante", afirmou a aluna da Qualilar, Eva Alves da Cruz.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234