Poda e corte só poderão ser realizadas mediante autorização da SEMPA
O Departamento de Serviços Públicos (DSP), da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos (SMTSP) de Canoas, está com cronograma fechado para abril em ações de coleta de galhos, em diversos pontos da cidade. Os trabalhos iniciaram na tarde desta terça-feira (01/04), no bairro Mathias Velho, compreendendo o quadrante que abrange as ruas São Paulo a Florianópolis e Guilherme Schell a Camaquã.
A atividade de coleta de galhos é realizada durante todo o ano, mas se intensifica no período de outono e inverno. Para este ano, as coletas foram adiantadas com o objetivo de amenizar os trabalhos nos meses seguintes, quando aumenta a demanda pelo serviço. O diretor do DSP, Cristiano Marques, orienta que a população acompanhe o cronograma para fazer as podas em suas propriedades.
Dependendo do tipo de material recolhido, ele é encaminhado para o aterro sanitário do município - no caso de galhos misturados com lixo - ou, ainda, para o distrito industrial Jorge Lanner - quando se trata de galhos "limpos". Outra finalidade do material arrecadado é beneficiar o projeto Folhas Verdes. Desenvolvido pelo programa de resíduos da SMTSP, o projeto consiste no aproveitamento do material oriundo das podas de árvores em um composto rico em nutrientes para uso em plantações.
Os canoenses que quiserem efetuar a poda ou corte de árvores deverão solicitar autorização na Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA). De posse da solicitação, os engenheiros da SEMPA vão até o local para avaliar a necessidade do serviço. Emitida a autorização, a execução ficará a cargo do proprietário. Para solicitar o serviço em áreas públicas, o cidadão deverá, também, requerer autorização, no entanto, o procedimento será de responsabilidade da prefeitura.
A comunidade poderá entrar em contato com o Departamento de Serviços Públicos através do telefone 3462.1590 e com a SEMPA pelo telefone 3462.1649. A prefeitura disponibiliza, ainda, um canal para receber as solicitações da população, através da Secretaria Municipal de Ouvidoria (SMO), que atende na rua 15 de Janeiro 481, sala 224, no centro da cidade, ou pelos telefones 3472.5699 e 0800.510.1234.
Agende-se. Cronograma de recolhimento:
01/04 - Mathias Velho (São Paulo a Florianópolis - Guilherme Schell a Camaquã)
02/04 - Mathias Velho (Curitiba e Florianópolis - Camaquã a Vacaria)
03/04 - Mathias Velho (Curitiba e Florianópolis - Vacaria e São Jerônimo / São Jerônimo a Martin Luther King)
04/04 - Harmonia, Loteamentos Porto Belo / Santo Operário (Florianópolis a José Veríssimo - Republica até o final da Vila Natal)
07/04 - Harmonia (Florianópolis a Araçá - Guilherme Shell a República)
08/04 - 5 Colônias/ Mato Grande (José Veríssimo a Maria Elizabeth Finkler Primo - Guilherme Schell a Dona Maria Isabel)
09/04 - Fátima (Guilherme Schell a Irineu Carvalho de Braga - Bartolomeu de Gusmão a Boa Saúde)
10/04 - Rio Branco (Guilherme Schell a Três de Outubro - Três de Outubro a Boa Saúde)
11/04 - Niterói (Gravataí a Campos Sales a Fernando Ferrari - Getulio Vargas a Dublin)
14/04 - Niterói (Campos Sales a aos Dumont - Getulio Vargas a Fernando Ferrari)
15/04 - Vila Fernandes (Getulio Vargas a Itália - Augusto Severo a Santos Dumont)
16/04 - Nossa Senhora das Graças (Augusto Severo a Santos Ferreira - Getulio Vargas a Farroupilha)
17/04 - Estância Velha, vila Ideal (Farroupilha a Santo Isidoro - Santos Ferreira a Augusto Severo)
18/04 - Marechal Rondon (Santos Ferreira a Boqueirão - Oleoduto da Petrobrás a Getulio Vargas)
22/04 - Estância Velha, vilas Hércules/Profilurb (Santos Ferreira a Boqueirão - Oleoduto da Petrobrás a A. J. Renner) .
23/04 - Estância Velha, vila Profilurb (Santos Ferreira a Boqueirão - São Nicolau a A. J. Renner)
24/04 - Olaria (Santos Ferreira a Boqueirão - São Nicolau a Arroio da Brigadeira).
25/04 - Igara (Boqueirão a Armando Fajardo - Esperança a Getulio Vargas)
28/04 - São Luiz/São José (Getulio Vargas a Esperança - Arroio Sapucaia a Armando Fajardo)
29/04- Guajuviras (Nazário a Esperança - Parada4 da Principal a Boqueirão)
30/04 - Guajuviras (Nazário a Esperança - Parada4 da Principal a Arroio Sapucaia)