Carregando! Por favor aguarde...
Uma das atividades autogestionárias do III Fòrum Mundial de Autoridades Locais de Periferia foi o Seminario Internação Compulsória no Contexto do SUS: Compartilhando Alternativas , realizado na tarde desta quarta, 12 no auditório da Participação do Unilassale.
O evento teve a participação do secretário da Saúde de Canoas , Marcelo Bósio que conduziu o debate com os participantes: Miguel Velasquez , promotor de justiça do Ministério Público RS, Carol Cabrale, representante da Secretaria Estadual da Saúde do RS , Loiva Leite , Conselho Estadual de Psicologia, Geronimo Paludo , Secretario de Saúde de Esteio e Dinarte Ballester, médico psiquiatra e assessor técnico do Hospital Mãe de Deus.
O objetivo é debater a questão da internação compulsória e como funciona a rede de atendimento da saúde mental pelo SUS.
Miguel Velasquez, promotor de justiça há 24 anos, citou exemplos de internações determinadas pela justiça e porque elas ocorrem e destacou todo a problemática social que contextualiza as drogas e principalmente o álcool.
O médico psiquiatra Dinarte Ballester trouxe um pouco da experiência e afirmou que é necessário ampliar os acessos a rede de atendimento da saúde mental para que a internação seja a ultima alternativa.
A representante do Secretaria Estadual da Saúde, Carol Cabrale, destacou a criação dos residenciais terapêuticos e o que ainda precisa ser modificado com a reforma psiquiátrica.
Loiva Leite, representado o Conselho Estadual de Psicologia afirmou que é preciso ainda vencer o preconceito na questão do tratamento da saúde mental .
O Secretario de Saúde de Esteio , Gerônimo Paludo trouxe uma reflexão sobre o problema social que representa toda a questão das drogas e álcool no contexto da saúde.
Após o seminário os representantes elaboraram a carta de Canoas com alternativas possíveis para as questões da saúde.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234