Carregando! Por favor aguarde...
A diretoria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, está divulgando um balanço dos seus primeiros sete meses de atuação de suas equipes, por meio das suas diversas unidades.
A DVS visa a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios. Com isso, visa garantir a integralidade da atenção aos problemas da saúde, com ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo constituir espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.
Atuação
Integram essa diretoria as unidades de Vigilância Ambiental em Saúde; de Vigilância da Saúde do Trabalhador; de Controle de Animais e Zoonoses; a Coordenação Epidemiológica e Informação e a Unidade de Vigilância Sanitária.
Está também sob responsabilidade da DVS o Centro de Referência em Saúde do trabalhador - Vale dos Sinos (CEREST), que é responsável pela prevenção de doenças profissionais em 22 municípios da região metropolitana. Segundo o diretor da Vigilância em Saúde do município, o médico Paulo Zubaran, as ações realizadas nestes sete primeiros meses demonstra que essa diretoria está no caminho certo, objetivando sempre a proteção e promoção da saúde da população. "Os números falam por si, demonstrando a efetividade das ações preventivas", observa.
Balanço
Nos sete primeiros meses do ano, a Unidade de Controle e Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde e Alimentação emitiu 1.034 Alvarás de Saúde, realizou 3.992 Inspeções Sanitárias, 67 Inspeções Noturnas, 25 Interdições de estabelecimentos e apreendeu 10,1 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano. Sob responsabilidade desta unidade está também a fiscalização das 32 Instituições de Longa Permanência de Idosos localizadas no município. Dessas, nos últimos sete meses, cinco delas foram interditadas por não atenderem a legislação sanitária vigente.
Também são de responsabilidade da Diretoria os Programas DST/AIDS (responsável pelo atendimento dos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV, bem como Hepatítes virais), Tisiologia (responsável pelo atendimento dos casos de Tuberculose, no município) e Imunologia (responsável pela logística e distribuição de vacinas no município). Nesses primeiros sete meses do ano, o Programa DST/AIDS atendeu 06 casos de crianças soropositivas para o HIV; 65 casos de gestantes soropositivas para o HIV; 202 casos de adultos soropositivos para o HIV; 1608 casos de Hepatite C; 107 casos de Hepetite B; 48 casos de sífilis em gestantes.
O programa da Imunologia distribuiu aproximadamente 982 mil doses de vacinas do calendário básico de vacinas, no município; 94 mil doses de vacinas da campanha contra a Influenza A.
Na Unidade de Vigilância Ambiental e Saúde inspecionou-se 4.4380 imóveis,em diversas atividades como Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (mosquito que transmite a dengue),Pesquisas Vetoriais Especiais,Levantamentos de Índice e Tratamento, pesquisas nos Pontos Estratégicos e Delimitações de Foco.
Foram realizadas ainda pela referida unidade 27 ações de colocação de iscas para eliminação de roedores, tendo com isso uma estimativa de 30.000 roedores mortos, evitando-se os casos de leptospirose no município. Também foi realizado por esta unidade o Bloqueio Químico (pulverização) ao vetor da Dengue.
A Unidade de Coordenação Epidemiológica e Informação atendeu 4633 notificações de patologias diversas;Investigou 4085 casos de diversas patologias;Atendeu a 121 notificações de violência;Investigou 446 óbitos e verificou 1439 casos de doenças diarréicas registradas nas seis unidades sentinela.
A Unidade de Controle de Animais e Zoonoses realizou 320 Registros de Ocorrências com Animais e 640 Vistorias e Fiscalizações.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234