Carregando! Por favor aguarde...
Esta segunda-feira (1º) é marcada pelo Dia Mundial de Combate à Aids. Em alusão à data, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais /Tisiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolverá ações junto à comunidade canoense, com o objetivo de levar à população orientações e testagem rápida, estimulando à prevenção.
Nos turnos da manhã e à tarde, uma equipe estará no Calçadão, no Centro da cidade, orientando e distribuindo material sobre o HIV e encaminhando interessados para testes no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), na Rua Frei Orlando, 141, ao lado da Corsan, no Centro. O teste rápido também poderá ser feito para hepatites B e C e sífilis.
Distribuição de preservativos
Na ação, também serão distribuídos preservativos e estarão sendo prestadas informações sobre prevenção, doenças sexualmente transmissíveis e os serviços disponíveis na Rede Municipal de Saúde para a população canoense.
Os resultados do teste rápido, que também estáo disponíveis em todas as 26 unidades básicas de saúde (UBS) de Canoas, saem em até 30 minutos. Quando o resultado dá positivo, o usuário é encaminhado para o SAE/CTA para dar início ao tratamento. O SAE/CTA atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
No SAE/CTA de Canoas, o usuário recebe todas as orientações necessárias e o encaminhamento para tratamento. A Farmácia do SAE/CTA também dispõe dos medicamentos gratuitos necessários para tratamento.
O SAE/CTA atende pelos telefones 3427 3440 e 3472 1074.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234