Carregando! Por favor aguarde...
O bebê da primeira gestante acompanhada pelo programa Nascer Canoas, desde sua implantação pela Prefeitura, em julho de 2014, fez a sua primeira visita à Unidade Básica de Natal São Luis, na qual a mãe, Maiara Ferreira Krüger, fez todo o pré-natal. O pequeno Rafael, que nasceu, às 21h21, da última quinta-feira (19), no Hospital Universitário (HU), foi levado à UBS pela mãe e pelo pai, Eder Luis Mattos dos Santos, e ainda teve a companhia do irmão, João Vítor.
Foi a chance de a médica Lisiane Pacheco Pereira, que acompanhou toda a gestação de Maiara, conhecer Rafael. Ela aproveitou para testar todos os reflexos do bebê. E tudo está bem.
Logo depois, Rafael foi pesado e medido e fez o teste do pezinho. Através de gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, é possível se fazer uma importante avaliação inicial para detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas no futuro.
Nesta quarta-feira (25), Rafael passará pelo teste da orelhinha, que é um exame para saber se está tudo bem com a audição do bebê.
Kit Nascer Canoas
No sábado passado (21), Maiara recebeu o o primeiro kit gestante do Nascer Canoas. A entrega foi feita pelo prefeito Jairo Jorge, no Hospital Universitário (HU).
O kit para as mamães acompanhadas pelo programa contém uma bolsa de maternidade; um babador; um pacote de fraldas descartáveis; um pacote de absorventes higiênicos pós-parto; um termômetro digital; 100ml de álcool 70%; e 150 (cento e cinquenta) hastes flexíveis.
Desde julho do ano passado, quando o Nascer Canoas começou, foram acompanhadas pelo programa mais de 4,8 mil gestantes. O acompanhamento é feito desde a gestação até o segundo ano de vida da criança. Até hoje, foram mais de 12,7 mil consultas feitas pelas gestantes nas unidades básicas de saúde. Não estão computadas nesse número as consultas consultas realizadas no Ambulatório de Gestantes de Alto Risco no HU.
Ações do Nascer Canoas
- Testes rápidos de gravidez, AIDS e sífilis (nas UBS e na maternidade do HU)
- Vacina depois do parto (BCG, no HU); teste do pezinho (do 3° ao 5° dia de vida, quando ainda estiver no hospital; até o segundo dia de vida, se der alta, faz o teste na UBS); teste da orelhinha; teste do coraçãozinho; e teste do olhinho
- Pré-natal, com consulta de enfermagem, médica e odontológica, exames diagnósticos (laboratório e ecografias)
- Visita prévia das futuras mamães à maternidade do HU e à UTI Neonatal do HU, para conhecimento da equipe e da área física
- Consulta marcada para o recém-nascido na UBS de referência
- Monitoramento de todo o período de gestação e busca ativa dos faltosos às consultas
- Confecção do Cartão Canoas Saúde para o bebê no HU, já com a primeira consulta agendada
- Garantia de que o recém-nascido seja avaliado na UBS antes dos cinco dias de vida
- Entrega da certidão de nascimento no próprio HU
- Ambulatório de Gestantes de Alto Risco no HU
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234