Carregando! Por favor aguarde...
Ireno Jardim Mtr:5963
Enfermeira Ticiana palestrou sobre a importância de cuidados com a saúde da mulher
Cerca de 30 mulheres (e alguns homens) participaram, na tarde desta sexta-feira (4), de palestra sobre a saúde da mulher no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Harmonia. A ação faz parte das atividades do mês que é dedicado às mulheres, desenvolvida numa parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e da Saúde de Canoas. São mulheres que participam de um grupo que se reúne, quinzenalmente, e que traz assuntos de interesse para serem discutidos e debatidos. A ele, se soma um grupo de idosos, do projeto de Fortalecimento de Vínculos, um dos serviços do Cras.
A enfermeira Ticiana Costa, da UBS José Veríssimo, começou com uma dinâmica de grupo para “quebrar o gelo”. “Cada um tem o poder e a capacidade de enfrentar os desafios que aparecem. A gente acredita no potencial de cada pessoa”, disse a profissional de saúde antes de iniciar a palestra.
A enfermeira começou com um assunto de alta importância para as mulheres: a questão do câncer de mama. Incentivando o autoexame, Ticiana mostrou como fazer o reconhecimento de nódulos e chamou a atenção para o exame de pré-câncer, responsável pela identificação da presença do vírus HPV. “Este vírus pode ficar escondido por muitos anos, tanto no homem como na mulher. Quando diagnosticado em fase inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero pode chegar a 100%”, explicou Ticiana. A enfermeira também distribuiu camisinhas femininas e explicou o seu uso. “Vocês são muito importantes como indivíduos e têm de dar mais atenção a saúde de vocês”, concluiu a enfermeira da UBS.
Confortáveis em falar
Os poucos homens que participaram da palestra se mantiveram atentos a tudo o que foi dito, mas a maioria das presentes manifestou sua opinião e levantou algumas dúvidas. Inês Lovani Schwertz, 51 anos, moradora da região, disse que gostou muito de tudo o que foi dito. Tirou suas dúvidas e disse que participará de outros encontros que acontecerem no Cras. “Aprendi muita coisa hoje aqui. Até de exames que não conhecia”, contou Lurdes de Fátima Oliveira, 60 anos.
“No passado, na nossa geração, não podíamos falar dessas coisas, sobre nosso corpo. Hoje temos essa possibilidade, de nos conhecermos melhor”, disse uma das senhoras, mãe de 13 filhos. “Naquela época emendávamos um filho no outro”, completou.
“Nosso objetivo é mostrar os cuidados que a mulher deve ter com o seu corpo, com a sua saúde, esclarecer dúvidas. Assim, buscamos os recursos da nossa rede, para enriquecer essa ação”, disse Ione Maria Dani Boniatt, assistente social do Cras Harmonia. Após a palestra sobre Saúde da Mulher, o grupo recebeu os guardas municipais Cidade e Santos que falaram sobre segurança preventiva e de como vizinhos podem se ajudar.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234