Carregando! Por favor aguarde...
Uma "Caminhada Azul" e outras atividades lúdicas integrarão, neste sábado (9), a programação do Dia A, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 deste mês. O evento será realizado, durante todo o dia, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). O objetivo é informar os canoenses, e demais visitantes do Parque, sobre a realidade dos autistas.
As atividades têm início às 10h, com recreação e brinquedos para as crianças se divertirem, como tobogã, cama elástica e oficinas temáticas, para os pais.
Às 14h, ocorre a "Caminhada Azul", que deve contar com a participação de familiares, amigos e professores de autistas, bem como demais interessados. No local, também será distribuído material informativo e dadas explicações aos interessados sobre o tema.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Autismo & Vida, e conta com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio da Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. É a primeira vez que o Dia A é realizado fora de Porto Alegre. Atividades culturais, como Hora do Conto e músicas também integram a iniciativa, a partir do projeto Memória Livre, desenvolvido por aquela entidade.
Autismo
É um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os pais costumam notar sinais nos dois primeiros anos de vida da criança. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.
A data
Criado pela ONU, o 2 de abril é marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo para que as cerca de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo possam viver sem o olhar constante do preconceito por falta de informação.
Entidade
O Instituto Autismo & Vida, é uma instituição de Porto Alegre, atuante no Rio Grande do Sul. Desde 2011, organiza na capital gaúcha um evento especial para esta data. Neste ano, pela primeira vez, o Dia A é realizado fora de Porto Alegre; em Canoas e Viamão.
Ainda em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo, no dia 31 de março, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), no bairro Mathias Velho, realizou diversas atividades recreativas.
Veja mais:
Canoas lembra Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234