Carregando! Por favor aguarde...
Os cemitérios da cidade foram alvo dos agentes de endemias nesta segunda-feira, 28, no trabalho de erradicação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue. A atividade preventiva, que inclui o recolhimento de larvas para análise e a retirada de água parada de recipientes e flores plásticas, acontece quinzenalmente, mas ganha a atenção das equipes pois os cemitérios estão localizados na região onde existe o maior número de mosquitos da espécie Aedes encontrados, o bairro Estância Velha.
Canoas possui cinco cemitérios, sendo que os maiores (Municipais Chácara Barreto e Santo Antônio e Parque Jardim São Vicente), estão localizados na avenida Santos Ferreira.
A caçada ao mosquito e suas eventuais larvas inclui o monitoramento de todo o espaço de cada cemitério. Vasos são perfurados, para que a água da chuva escorra e não fique acumulada. Flores de plástico tem a água retirada de seu interior. O cuidado não é em vão. Qualquer recipiente que retenha água limpa é um potencial criadouro para o mosquito, que tem seu ciclo de crescimento em apenas sete dias.
MUTIRÃO
As ações preventivas contra a dengue no bairro Estância Velha incluem também um mutirão de visitação e conscientização, feito por agentes de endemias da Vigilância em Saúde.
A previsão é de que a atividade, que estava marcada para o último sábado, seja realizada nesta quarta-feira, 2. O foco das visitas serão os quarteirões entre a avenida Santos Ferreira, ruas Alexandre de Gusmão, Ernesto da Silva Rocha e São Joaquim.
É nestes quadrantes que os agentes localizaram recentemente o maior número de mosquitos da espécie Aedes Aegypt e suas larvas. O mapeamento para o trabalho de mutirão foi feito pelo processo de georeferenciamento. A parir de imagens de satélites, fornecidas pelo Instituto Canoas XXl, a coordenação dos trabalhos consegue identificar pontos onde proliferam matas e até mesmo grandes aglomerações de água.
Além do bairro Estância Velha estão positivados com a presença do mosquito Aedes Aegypt os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças e Centro e que recebem atenção especial do Setor de Endemias. Apesar da presença do mosquito transmissor, não existe a circulação do vírus da dengue na cidade.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234