Carregando! Por favor aguarde...
Iniciativa da coordenação de DST/HIV da Secretaria Municipal da Saúde, o apoio de lojistas da região Central de Canoas no reforço aos cuidados e orientações quanto às Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS fortalecerá a campanha nesta véspera de Dia dos Namorados. Nesta quarta-feira, 8, a psicóloga do Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Jaqueline Batista, acompanhada pela gerente de equipe do SAE, Luiza Raugust, visitaram os comércios da região.
A proposta de colocar um cartaz lembrando da prevenção à AIDS, folderes e preservativos para distribuição aos clientes foi muito bem aceita pelos comerciantes. "Tem muita gente que pensa que sabe de muito, mas as vezes não sabem tudo", disse a comerciante Viviane Tiecher, proprietária de uma joalheria. Em uma galeria, o proprietário de uma loja de confecções, Valter Carmona, foi além. "Vou distribuir os preservativos junto com bombons para os clientes", disse.
A intenção da equipe do SAE é reforçar a importância da prevenção e também a do teste de HIV, para garantir que, se for o caso de resultado positivo, o tratamento seja iniciado o quanto antes, garantindo assim qualidade de vida para a pessoa infectada.
No dia 10, a partir das 10 horas, o pessoal da Coordenação estará fazendo a campanha no Canoas Shopping, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de material informativo sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.
CASOS
A coordenadora do serviço de DST/HIV da prefeitura, Eni Ferreira aponta que em Canoas, atualmente 1994 são atendidos pelo Serviço de Atendimento Especializado, onde também acontece de forma gratuita a distribuição de medicamentos para o controle da AIDS no organismo. O número de mulheres infectadas chega a 50,45 do total, contra 49,55, situação conhecida como feminização da doença. ‘No início os números eram de oito homens para cada uma mulher", observa Eni.
O diagnóstico precoce ainda é uma das melhores formas de se garantir uma vivencia tranqüila. "Muitas pessoas quando nos procuram é porque tem alguma doença causada pela baixa imunidade. O correto é que em caso de suspeita, se faça o teste e, em caso de positivo, inicie o tratamento antes que o vírus ataque o organismo", frisou Eni.
SIGILO
A realização do teste para detecção do HIV é gratuita e sigilosa. "O resultado do exame é entregue pessoalmente", garante a coordenadora.
O teste pode ser feito no Serviço de Atendimento Especializado, na rua Frei Orlando, 141, Centro, de segunda a sexta-feira, das 10 as 16 horas, sem fechar ao meio dia.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234