A programação de férias desenvolvida pela Prefeitura de Canoas tem levado animação e esperança aos menores dos abrigos municipais. Resultando de parceria firmada entre as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Desporto, Educação e Cultura e Ulbra, o trabalho é feito por voluntários e estagiários de Educação Física, levando esporte, recreação e oficinas a crianças e adolescentes destinadas aos abrigos pelo Juizado Infanto-juvenil e Conselho Tutelar.
Pioneiro, o projeto beneficia 113 menores de dois abrigos municipais nos meses de janeiro e fevereiro, levando programação diferenciada de lazer, bem-estar e auto-estima aos pequenos. Segundo Rosângela da Silva, coordenadora do Raio de Sol, as atividades vem ao encontro às necessidades dos residentes. " Estamos encantadas, pois todos estão mais dispostos, calmos, meigos e carinhosos", comemora a coordenadora, responsável pelo bem-estar de 43 crianças, com idade entre zero a 12 anos. Apesar do pouco tempo de execução, os resultados já são sentidos pelos coordenadores e monitores. " Estamos torcendo para que a programação continue por todo o ano", sugere Rosângela.
Ocorrendo três vezes por semana, as aulas de educação física envolvem recreação e diversas modalidades esportivas, como voleibol, futebol e basquete, entre outras. Apesar do pouco tempo, os resultados já são sentidos pelos coordenadores, monitores e estagiários. " É um trabalho super gratificante, pois eles ficam felizes só de me ver chegar", relata Roberta Busnello, 25 anos, do sétimo semestre de Educação Física, que se considera não só a professora, mas uma principalmente uma amiga. Para o menor Maurício, de 7 anos, " agora, mudou tudo, pois o dia é mais alegre quando a tia vem jogar bola e correr com ele e os amigos".
Para a vice-coordenadora do Renascer, Deise Paim, a melhoria no comportamento dos cerca de 70 abrigados, com idade de zero a 18 anos, na casa chama a atenção. " É incrível a diferença, pois houve socialização, a noção de limites, melhora na psicomotricidade, o que tem ajudado muito o trabalho do monitor", aponta ela. No local, o projeto é desenvolvido por estagiários e voluntários, que fazem oficinas de dança e cursos de artesanato, entre as muitas capacitações.
Pulando corda com um grupo de crianças, a estagiária Silvia Matos, de 26 anos, está apaixonada com a experiência, pois "é um trabalho muito rico em que tu vês o resultado rapidamente, tanto pelo lado psicomotor como social". A menina Paula, de 13 anos, comemora os primeiros pontos no voleibol. " Nunca pensei que iria saber como é jogar e agora estou no time", afirma.
Para Ana da Matta, diretora geral da SMASCI, a programação de verão feita pela parceria das três secretarias municipais e Ulbra é essencial pois tem promovido não só a cidadania e o resgate de auto-estima e da esperança no futuro mas, principalmente, porque os menores voltam a acreditar no adulto novamente.
*Os nomes dos menores foram alterados para que não houvesse a identificação.