SMASCI também cuida do casamento no Civil
Treze Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) do município apadrinharão vários casais do 2° Casamento Solidário, promoção da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI). Os CTGs emprestarão as pilchas para mais da metade dos 100 casais inscritos. As entidades ainda são responsáveis pela produção e maquiagem das noivas. O casamento ocorre dentro das festividades da Semana Farroupilha, no dia 16 de setembro, no Parque Gomes e os casais terão como padrinhos o prefeito Marcos Ronchetti e vice-prefeito Jurandir Maciel.
Segundo a coordenação do evento, os preparativos já estão sendo finalizados. "Estamos na fase das provas das roupas", afirma a organizadora Vera Garibaldi. Ela conta que os casais passaram por uma etapa preparatória. "O CTG Piazitos do Sul promoveu palestras abordando os trajes, as etnias e os costumes da cultura gaúcha", complementa Vera, salientando que o tema da Semana Farroupilha deste ano é "Assim se fez o Gaúcho", que conta o surgimento do povo rio-grandense.
A coordenadora explica que o Movimento de Tradição Gaúcha (MTG) foi escolhido como entidade parceira por representar o núcleo familiar: "Este é um grupo que está pronto para receber os casais por simbolizar o convívio familiar", acredita Vera.
A SMASCI também está cuidando do casamento no Civil. A oficialização dos documentos ocorre em 12 de setembro para 50 casais, na 2ª Zona e para os outros 50, na 1ª Zona, no dia 14 de setembro, em Cartórios Civis. A secretaria ainda ficará responsável pela atualização da documentação dos casais, como identidade, CPF e Certidão de Casamento.
CTGs:
- Brazão do Rio Grande
- Rancho Crioulo
- Tropeiros da Tradição
- Braseiro de Guajuvira
- Cheiro da Terra
- Pealo de Estância
- Raízes da Tradição
- Mata Nativa
- Grito de Liberdade
- Seiva Nativa
- Piazitos do Sul
- Trilhos da Tradição