No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na próxima segunda-feira (16/10), a Prefeitura organiza análise nutricional dos usuários do Restaurante Solidário. Atualmente, o local serve, por dia, em torno de 300 refeições saudáveis e equilibradas, ao preço de R$ 1,00. As nutricionistas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), com o apoio das secretarias de Saúde, de Educação e Cultura, dos Recursos Humanos e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consean), avaliarão os dados antropométricos dos clientes: medição de altura, peso e índice de massa corporal (ICM). Segundo o titular da SMASCI, Ademir Zanetti, a finalidade é obter o perfil nutricional dos usuários do Restaurante para que, conforme o resultado, seja sugerida uma alimentação mais dirigida. Constatar índices de obesidade, detectar o número de desnutridos e fornecer orientação de acordo com o estado nutricional identificado também são pontos a serem enfatizados.
A nutricionista da SMASCI, Teresinha Sopram, que coordena a ação, afirma ser fundamental conscientizar a população usuária do Restaurante Solidário para a importância da alimentação, não somente para fins de saciedade, mas para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares, que promovam a saúde. A SMASCI e o Consean também irão trazer ao município o programa estadual Tá no Prato, que, em uma sala de aula adaptada dentro de um ônibus, ensina como aproveitar integralmente os alimentos como talos, folhas de hortaliças e cascas de frutas. A atividade ocorre na próxima quarta-feira (18/10), às 14h30min, próximo à Horta Comunitária União dos Operários (Hocouno) - Rua 18 de Novembro, 400, bairro Mathias Velho. A ação é dirigida aos integrantes dos projetos sociais de Canoas.
Para a construção de políticas de segurança alimentar e nutricional sustentável, o Consean promove pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar, a ser realizada no dia 9 de novembro.
Confira abaixo a programação das pré-conferências de Segurança Alimentar e Nutricional:
Horário: das 18h30min às 19h30min
16/10 - Centro Social Urbano da Mathias Velho - Av. Rio Grande do Sul, 1970
17/10 - Capela Nossa Senhora do Trabalho - Rua Fernando Ferrari, 2433, bairro Niterói
18/10 - Igreja Imaculada Conceição - Rua Ana Nery, 1309, bairro Rio Branco
19/10 - Av. Principal, 430, bairro Guajuviras