O município teve dois projetos selecionados para o prêmio que irá destacar práticas inovadoras desenvolvidas para os usuários do Programa Bolsa Família na cidade.
Os projetos "Canoas Viva com mais Saúde" e "Aprendendo a Pescar", desenvolvidos pela Prefeitura de Canoas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), foram selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a concorrer ao 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família.
A iniciativa vai premiar 27 práticas - 20 municipais e sete estaduais - realizadas durante o ano de 2008, com caráter muito mais do que assistencial. Os vencedores serão conhecidos nos dias 24 e 25 de novembro, durante solenidade em Brasília (DF). O evento contará com a participação do Presidente da República e de outras autoridades.
Os municípios que tiverem suas práticas destacadas participarão de missão para conhecer uma experiência internacional de transferência de renda, com as despesas pagas pelo MDS.
O Diretor do Departamento de Cidadania da SMASCI e gestor do Bolsa Família em Canoas, Jurandir Bonacina, afirma que o destaque nacional dos projetos desenvolvidos em Canoas é de extrema importância. "É o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em parceria com as entidades conveniadas e núcleos do programa, peças-chave no processo", declara.
Aprendendo a Pescar
Dos 322.565 habitantes, 9.110 famílias são assistidas pelo programa Bolsa Família em Canoas. Deste total, 600 famílias, desde 2006, já foram beneficiadas pelo projeto Aprendendo a Pescar, que oportuniza estudantes com idade superior a 16 anos, além de seus familiares, a uma qualificação para o mercado de trabalho.
Ao final de cada curso, os participantes com, no mínimo, 70% de freqüência, recebem certificados de conclusão e kits com ferramentas que podem impulsionar o início de uma atividade que gere renda, de forma autônoma. Somente em 2007, foram 155 os canoenses preparados para ingressar no mercado de trabalho, através dos cursos de padeiro/confeiteiro, cozinheiro, iniciação à inclusão digital e passadeira.
Em um ano, seis convênios foram firmados, os quais incluem a Associação Beneficente Vó Maria, ONG Reviver, Conselho Comunitário do Rio Branco (Consecon), Grupo da Ação Social Nossa Sra. Aparecida (Gansa), Associação Espírita Caminhos da Paz e Fraterno Auxílio Cristão, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Estes são os canais que promovem a inclusão social e econômica, garantindo melhores condições de sustentabilidade aos canoenses.
Para formar estes elos entre a população e os gestores do programa, foram criados 31 núcleos entre as escolas municipais e estaduais da cidade. Ao todo, são 78 instituições de ensino engajadas na proposta.
Canoas Viva com mais Saúde
A iniciativa é desenvolvida pela Seção de Atenção Alimentar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que todos os meses distribui um alimento, com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis de alimentação. Desta forma, o projeto também auxilia no controle da obesidade infantil.
Os alimentos, adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), são acompanhados de fôlderes que contém os valores nutricionais dos alimentos, além de dicas de preparo para melhor aproveitamento. A distribuição é feita pela Seção de Atenção Alimentar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), durante a avaliação nutricional obrigatória dos beneficiários do Bolsa Família com idade inferior a 10 anos.
Com a iniciativa, as crianças passaram a ter uma melhor aceitação a determinados alimentos. Tamanho é o sucesso do projeto que teve o reconhecimento do Ministério da Saúde.