Carregando! Por favor aguarde...
Alisson Moura
Regional Sul de Futebol de 5 acontece de 27 a 29 de março em Canoas. Ricardinho, capitão da Agafuc, é considerado um dos melhores jogadores do mundo.
A conquista do Tetra campeonato no Regional Sul de Futebol de 5 – Futebol de Cegos depende do desempenho dos jogadores, mas, também, do apoio da torcida que poderá acompanhar a equipe da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC) de Canoas, de 26 a 29 de março. O Regional acontece no Centro Esportivo São Luís, localizado na Rua Engenheiro Rebouças, 1000, no Bairro São Luís, no Quadrante Nordeste. A entrada é franca.
Conforme o treinador Rafael Astrada de Dorneles, a expectativa é que em casa e, com o apoio da torcida, a equipe de Canoas se destaque no Regional. “Este é um campeonato importante, três das cinco equipes são da série A e só visamos o título. Vamos em busca do tetra jogando em casa, teremos quatro campeões mundiais, dois da nossa equipe e dois das equipes de São Paulo. A nossa estrutura é cedida pela Prefeitura de Canoas, que nos deixou adaptar a quadra. Além disso, a nossa equipe é de alto rendimento, o que nos faz sonhar cada vez mais alto”, destacou Rafael.
Para o torneio, já estão confirmadas, além da equipe Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC) de Canoas, a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL), Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS) de Porto Alegre, a Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV) de São Bernardo/SP, e o Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC) também de São Paulo.
A tabela de jogos está disponível no portal da Prefeitura http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/120191.
Camisa 10 e capitão
“Eu sempre tive o sonho de ser jogador, quando ainda enxergava fui incentivado, mas quando perdi a visão achei que nunca mais poderia jogar bola. Aos 10 anos, eu conheci o Futebol de 5, foi nesse momento que voltei a sonhar e fui atrás“, destacou o Camisa 10, capitão do time de Canoas e melhor jogador de futebol para cegos do Brasil, Ricardo Alves, o Ricardinho, que perdeu completamente a visão aos oito anos.
Embora não imaginasse chegar tão longe em tão pouco tempo, Ricardinho iniciou oficialmente aos 15 anos, e, aos 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira, considerada a melhor do mundo. “A formação de um atleta paralímpico é muito complexa, uma pessoa com deficiência visual tem que ter um lugar especifico para praticar esporte, e isso foi uma grande dificuldade. Quando criança eu não tinha a mesma desenvoltura que as outras e isso atrapalhou de certa forma o meu desenvolvimento, existem restrições, e eu as compensava jogando bola sozinho no quintal de casa”, disse.
Ricardinho já jogou em Porto Alegre, João Pessoa, e, em 2012, recebeu o convite para vestir o uniforme da AGAFUC de Canoas. “O projeto de futuro de Canoas me deixou mais perto de casa, tenho amigos no time e, atualmente, treino na única quadra adaptada do Estado com banda lateral, que é obrigatória nos jogos. Juntei o útil ao agradável e vou para a minha quarta temporada na AGAFUC, sempre com o apoio incondicional da Prefeitura”.
“Nós somos atuais tri campeões e vamos brigar pelo quarto título, porém, sabemos que grandes equipes participarão do Regional. Estamos focados nesta competição, temos algumas coisas a nosso favor, como jogar na nossa quadra e com o apoio da torcida, familiares e amigos. Estamos bem treinados, nossa equipe tem qualidade, humildade e determinação, e vamos assegurar o título pra Canoas”, ressaltou o camisa 10.
O sonho de Ricardinho é continuar mantendo a AGAFUC e a Seleção Brasileira em auto nível e melhorar seu desempenho. “Eu tenho autocrítica e sei no que posso melhorar. Cada vez que jogo, os times têm marcação especial pra mim, então, tenho que achar estratégias”.
Acesse AQUI o boletim de notícias da Secom/Canoas sobre o Torneio Regional de Futebol para cegos que será sediado em Canoas, com depoimentos do Técnico do time em Canoas, Rafael Dorneles, e do Campeão Mundial Paralimpíco na modalidade, Ricardo Alves - o Ricardinho.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234