Carregando! Por favor aguarde...
A confraternização realizada nesta quinta-feira na sede campestre da Associação dos Servidores Municipais de Canoas - ASMC, em Nova Santa Rita, entre as equipes vencedoras da Copinha Escolar 2010 emocionou os participantes. Na ocasião, além do dia festivo oferecido como parte da premiação, os estudantes puderem rever a trajetória da competição, que iniciou em maio.
Segundo a titular da Secretaria Extraordinária da Copa - Secopa, órgão responsável pela criação e coordenação do evento, Rita de Cássia Oliveira, um vídeo com os principais momentos da Copinha foi apresentado. "Foi um momento muito especial em que todos, tanto os organizadores quanto os apoiadores e os estudantes puderam rever como foi importante e bonita a realização deste evento", relatou.
Trabalhar a cultura, os hábitos e as tradições de cada país participante da Copa, estimular a inclusão e despertar os jovens para o conhecimento de outras realidades foram alguns dos objetivos alcançados com a realização do evento. "Uma iniciativa como essa nunca havia sido realizada em nosso município. Os resultados foram os melhores, nos surpreendemos com a adesão das escolas. Ações como essa ampliam os horizontes dos estudantes", avalia Rita.
Dia de comemoração
Ontem o dia foi, mais uma vez, de comemoração. Dez alunas da equipe feminina da escola João Palma da Silva e 12 estudantes do time masculino da escola David Canabarro, ambos do bairro Mathias Velho, desfrutaram de um dia de atividades recreativas, sorteio de brindes e de uma viagem com acompanhante. A confraternização ocorreu na sede campestre da ASMC e marcou o encerramento da iniciativa, que envolveu 32 escolas municipais e mais de mil estudantes nas competições.
Já na chegada ao complexo, as duas turmas correram em direção aos campos para jogar futebol. A chuva que veio em seguida não desanimou os atletas, com idades entre dez e 11anos, que esbanjaram energia em brincadeiras no salão de eventos.
Além da diversão, cada escola foi presenteada com uma televisão 21 polegadas. Os equipamentos foram doados pelos apoiadores culturais, J. Fernandes Imóveis e MD Segurança.
Os DJs do FatDuo se engajaram na premiação e doaram uma viagem com acompanhante para o Beto Carreiro World. O sorteio foi realizado durante a confraternização e a estudante Lindsey dos Santos Pires, atleta do time campeão da escola João Palma da Silva, foi a ganhadora.
Competição
Para desfrutar das comemorações pela vitória alcançada, cada time se empenhou para chegar à final em suas categoria.
A professora de Educação Física da escola David Canabarro, Fernanda Jardim, contou a escola teve a participação de pelo menos oito turmas, que fizeram dos treinos uma rotina. "Temos um programa de escolinha de futebol, mas as crianças se empenharam para chegar ao título", disse.
Na categoria feminina, as campeãs, que vieram da escola João Palma da Silva, também focaram na busca pela vitória. "Treinamos bastante, às vezes em turno inverso ao das aulas", completou a professora de Educação Física Luciane Leal de Oliveira.
A titular da Secopa, Rita de Cássia Oliveira, destacou que a confraternização teve o intuito de integrar as equipes, além de ser alusiva o Dia das Crianças, recém comemorado.
Copinha
A Copinha Escolar 2010 foi realizada em maio deste ano através da parceria da Secretarias Municipais de Educação e da Secopa.
O objetivo do evento foi o de incentivar os estudantes e a cidade a entrar no clima da Copa e preparar o município para em 2014 ser campo base de alguma delegação estrangeira. Além dos jogos de futebol, a competição reuniu diversas atividades alusivas a Copa do Mundo, envolvendo os alunos em atividades com as tradições, costumes, culinárias e vestimentas dos países que estarão na disputa. Cada uma das instituições participantes foi responsável por representar uma nação. As eliminatórias ocorreram de acordo com as chaves da Copa, nas modalidades masculino e feminino.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234