Está marcado para essa sexta-feira, dia 03, às 17h, o ato de assinatura do convênio de cooperação e parceria entre Caixa Econômica Federal e Associação dos quilombos Chácara das Rosas.
A ação conjunta da Prefeitura Municipal, do Governo Federal, da empresa Conkretus e da Caixa Econômica Federal, representa um importante gesto de reconhecimento das comunidades quilombolas, por se tratar do primeiro quilombo urbano reconhecido do Brasil e primeiro a incorporar o Programa Minha Casa Minha Vida, uma iniciativa do Governo Federal.
Titulado no dia 30 de outubro de 2009, o quilombo Chácara das Rosas, situado na rua Duque de Caxias, centro de Canoas, representa a única comunidade quilombola do município. Com 24 famílias dividindo uma área de 22 metros de largura por 152 metros de comprimento, a Associação Chácara das Rosas dá mais um salto em busca de melhores condições de moradia com a assinatura que dá início à obra que visa solucionar os problemas de saneamento básico enfrentado pelas famílias.
Amanda Utzig Zulke