Carregando! Por favor aguarde...
O prefeito Jairo Jorge e o presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas, Juliano Furquim, participaram do encerramento da 22ª Semana Farroupilha de Canoas, com a extinção da centelha da chama crioula. O ato simbólico ocorreu na noite de sábado (20), no palco principal do acampamento farroupilha no Parque Eduardo Gomes, onde as festividades estão ocorrendo desde o último dia 12. O Hino Riograndense foi executado pelo músico violonista Icaraí Guedes.
Em seu discurso, o prefeito Jairo Jorge destacou a história da Revolução Farroupilha, que foi a luta do gaúcho pela criação de uma república no Sul do País. "Nós semeamos em 1835 o que Brasil alcançou em 1889: a humanidade, a fraternidade, a justiça e a igualdade." Salientou ainda que na 22ª Semana Farroupilha a Prefeitura de Canoas trouxe o que há de melhor da cultura gaúcha e que para o ano que vem está em estudo a criação de um parque gaúcho na cidade.
Presenças
A cerimônia contou ainda com as presenças da vice-prefeita, Beth Colombo; da secretária adjunta municipal de Cultura, Isabel Poggetti; do coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Jorge Peixoto; do conselheiro do MTG Martin Damasco; do vereador Pedro Bueno, que representou a Câmara Municipal de Canoas; autoridades da comunidade tradicionalista de Canoas; do secretariado municipal; além do público em geral.
Programação segue no domingo
A programação da Semana Farroupilha continua neste domingo (21), com jogos tradicionais de truco cego, bocha campeira, tava e tetarfe de solo, além da disputa final de Laço por Equipe, e a entrega da Taça Prefeitura de Canoas, Taça Parque do Gaúcho, encerramento da gincana artística, premiação para os vencedores do desfile farroupilha, e o baile com o cantor João Luis Corrêa. Neste dia, ainda, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade fará a divulgação da Semana Nacional do Trânsito no Parque Eduardo Gomes.
Atividades
8h - Disputa de laço individual
Local - Área Campeira
9h - Jogos tradicionais - Truco cego - AETC/CTG Estância Gaúcha
Local - Galpão do CTG Estância Gaúcha
Jogos tradicionais - Bocha campeira - AETC/CTG Bento Gonçalves
Local - Campo de Futebol
9h - Jogos tradicionais - Tava, Tetarfe de solo - AETC/CTG Alma Crioula
Local - Cancha
10h - Final Laço Equipe
Local - Área Campeira
11h - Final Taça Prefeitura de Canoas
Local - Área Campeira
13h30 - Taça Parque do Gaúcho
Final da Gineteada
Local - Área Campeira
15h - Tertúlia Artística, AETC / Encerramento da gincana e entrega de troféus
Local - Palco Principal
21h30 - Baile - João Luis Corrêa
Local - Palco Principal
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234