Carregando! Por favor aguarde...
Gustavo Garbino
Jéferson Assumção e Clô Barcellos palestraram para estudantes e professores na manhã desta segunda-feira (15).
A manhã desta segunda-feira (15) foi de questionar e ser questionador na 31ª Feira do Livro de Canoas. Falando para uma plateia formada por estudantes e professores do Colégio Rondônia, da EMEF Ildo Meneghetti e da EMEF Irmão Pedro e professores da cidade de Estância Velha, o autor, acompanhado da editora do seu livro, Clô Barcellos, Jéferson Assumção veio à Feira falar sobre sua nova obra, "A Vaca Azul é Ninja em Uma Vida entre Aspas" (Libretos).
"O livro, a vaca, é um convite ao questionamento do sistema de valores. Até que ponto somos todos iguais ou se queremos ser diferentes. Como vivemos com os outros mas como indivíduos", disse Jéferson na abertura da palestra, sintetizando quem é a vaca, um personagem que se incomoda com a superficialidade da informação, do consumo, das relações com a internet, com a cultura da violência. "A vaca se incomoda com tudo isso e devolve a violência que recebe. Como no caso em que ela chega numa biblioteca pública e se vê diante do consumo de obras fáceis. Sua reação é desproporcional, mas significativa, fazendo com que quem está ali "coma" as obras completas de gigantes das letras. A editora Clô Barcellos contribuiu para o debate dizendo que Jéferson Assumção fez um jogo neste livro, como se fosse um baralho misturado.
"A questão não é acesso à informação. Mas como eu interajo com esse material, de maneira passiva ou ativa. A escola da mesma maneira. As instituições estão ainda muito aquém dessas possibilidades. A escola tem sido formadora de um pensamento de comportamento de consumo massificado", completou Jéferson.
A programação completa da 31ª Feira do Livro de Canoas está disponível no www.canoas.rs.gov.br/feiradolivro e use a hashtag #feiradolivro para postar as suas fotos.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234