Carregando! Por favor aguarde...
Tintas guache, esponjas, papel, giz, régua e inspiração. Com esses ingredientes simples, Claudio Cupertino ensinou conceitos básicos de seu trabalho a estudantes da quarta série do Ensino Fundamental de Canoas, que fizeram arte na Casa dos Rosa no período em que a exposição "Memórias", assinada por ele e com curadoria de Cézar Prestes, permaneceu no local. "Fizemos um roteiro pelas instalações da mostra e trabalhamos, de uma forma lúdica, o passo a passo do processo criativo que norteia o meu trabalho", conta o artista.
No total, 165 crianças passaram pelo espaço em oficinas ministradas voluntariamente por Cupertino durante o mês de agosto. Enquanto as paredes da casa estavam cobertas de cores e texturas emprestadas pelas obras do artista, pelo chão iam se formando centenas de novos desenhos produzidos pelos alunos das escolas municipais Pernambuco, Arthur Pereira de Vargas e Leonel Brizola, e pelo Colégio Estadual Marechal Rondon.
Além dos encontros com a criançada, o artista plástico também conduziu formações voltadas a professores de sete escolas da cidade. "Foi muito interessante expandir nossos conhecimentos para aplicar novas possibilidades em sala de aula, para onde vou levar técnicas diferentes que ele utiliza, como a mistura de tons e o uso da esponja no lugar do pincel", avalia a professora da escola Arthur Pereira de Vargas, Greisi Diedrich.
O despertar para a arte
Na Cupergrafia, o artista substitui ferramentas clássicas, consolidando uma técnica particular: no lugar das pedras utilizadas na litografia, ele manipula esponjas, com as quais chega a aplicar cerca de 20 camadas de tintas e cores em uma única tela. O efeito, no final, é uma mistura de tons intercalados e impossíveis de serem decifrados individualmente. "O que deu início a todo esse processo foi a curiosidade por resultados novos. Então fui experimentando texturas e combinações de elementos, inicialmente em papel, depois em pequenas telas e assim a técnica foi tomando forma. E é esse despertar que procuro gerar nessas oficinas", revela Cupertino.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234